Paginas

Fazendo o Amor Durar Para Sempre

Nos dias 16 a 18 de maio, realizamos o 3º Retiro de Casais da Igreja Reencontro em um Hotel na Chapada dos Guimarães, local que usamos pelo terceiro ano. Começamos a usar o livro “Fazendo o Amor Durar Para Sempre”, de Gary Smalley – LifeWay Brasil. Você pode obter cópia de toda a apostila acessando: “Fazendo o amor durar para sempre”. Veja um esboço do que vimos ali:

I. DESCUBRA O SEGREDO DO AMOR. O maior impedimento ao amor para toda a vida não é o que nos acontece, mas o modo como optamos por responder e crescer com isso. O maior segredo do amor não está em trocar de cônjuge ou mudá-lo. Está em mudar seu próprio curso. Você pode mudar seu jeito no casamento. O amor para toda a vida é possível, independente de quais sejam as suas circunstâncias. Diga: “Sou completamente responsável por todas as escolhas que fiz e posso assumir responsabilidade por escolhas futuras”. Aceite a realidade do passado, mas viva acima do “jogo da culpa”. Arrependa-se: admita, renuncie e reordene sua vida. Liberte-se do passado (1 Pedro 1.18-19).

II. SAIBA COMO LIDAR COM A RAIVA. A raiva não resolvida causa terríveis prejuízos e destrói relacionamentos. A maioria de nós encobre a raiva tão rapidamente que nem mesmo sabe o que está fazendo. “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao Diabo” (Ef 4.26-27). A força mais destrutiva do amor no casamento é a raiva não resolvida. Quando guardamos a raiva dentro de nós, ela sempre é enterrada viva! A raiva nos distancia das pessoas, de Deus e de nós mesmos (1 Jo 2.9). Ela aliena-nos de nosso próprio corpo e impede a maturidade emocional. É por isso que pessoas feridas facilmente ferem. A raiva nos deixa infelizes.

III. TRANSFORME SUAS TEMPESTADES EM PÉROLAS. Transformar males em benefícios, é como contar pérolas. A pérola encontrada dentro de uma ostra começa com um irritante grãozinho de areia. “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado” (1 Pe 1.6-7). De acordo com Romanos 8.28, Deus age para o nosso bem em situações difíceis. Devemos aproveitar cada dificuldade na vida.

IV. EQUILIBRE EXPECTATIVAS E REALIDADE. Quanto maior a distância entre nossas expectativas e a realidade que experimentamos, maior será o desânimo e a fadiga. O cérebro humano está sempre tentando preencher a lacuna entre a expectativa e a realidade. Isso deixa o casamento tenso. Leia bons livros, priorizando sempre a Bíblia; busque pessoas preparadas; reúna-se com pessoas que tenham interesses como os seus; especifique pessoas que poderiam dividir com você essa troca de “confidências”; dedique tempo para contemplar Deus pela fé. Busque a Deus junto com seu cônjuge daqui para frente.

V. ENCONTRE FORÇA PARA CONTINUAR AMANDO. Pesquisadores na área conjugal estão encontrando uma correlação entre a vida espiritual de uma pessoa e sua satisfação no casamento. Não deixe que suas dúvidas e os hipócritas lhe afastam de Deus. Esperar muito das pessoas pode lhe afastar de Deus. Esperar muito de seu trabalho pode lhe afastar de Deus. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos. Não deixe nada em sua vida ficar fora de sua relação com Deus. Compartilhe tudo com o Senhor, o que é bom e o que é ruim. Isso lhe ajudará a depender dele (Pv 3.5-10).

Deixe o seu comentário