Paginas

Valores de uma igreja em células

“Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa” (At 20.20).

Metade de uma árvore não pode ser vista, é a raiz. Mas é a partir dela que vêm os frutos. Assim funcionam as células. Para ter sucesso nas células é necessário adquirir os valores. É por isso que fazemos questão que cada membro passe durante três meses pelo Intensivo de Reciclagem que trabalha os valores de uma igreja. Esperamos que nesse período a pessoa mude hábitos e adquira valores cristãos de como a Bíblia nos orienta nos relacionamentos.

Essa mudança não é simplesmente uma questão de estrutura. Aliás, mudar a estrutura sem mudar os valores significa fracasso total na implantação das células. A diferença é operada pelo próprio Jesus que disse: “sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (Jo 15.5). Quando adquirimos os valores internos, eles se tornam prioridades externas. Na verdade todos têm valores, mas precisamos reavaliá-los e mudar o que for necessário. Não basta falar do que valorizamos. O mais importante é fazer o que valorizamos. “As pessoas fazem os que elas valorizam e valorizam o que fazem”.

Os valores das células estão diretamente ligados aos relacionamentos, e isso leva tempo. Amar a Deus e amar o próximo engloba tudo isso (Mt 22.37-39). Jesus passou três anos com seus discípulos para mostrar que o discipulado e a implantação desses valores não são feito às pressas. Observar o estilo de vida das pessoas nos faz saber que valores elas têm, seja no uso do tempo, do dinheiro ou onde gastam energia.

Veja a relação de alguns valores centrais de uma igreja em células:

· Cada casa uma igreja, cada membro um ministro.
· A oração move a vida da igreja em células.
· Todo membro é um ministro (Ef 4.12).
· Líderes são chamados para servir.
· Cada célula se reproduz por si mesma ou morre.
· Nenhum programa deve competir com as células.
· Células funcionam como a base da igreja.
· Evangelização emana da vida da célula.
· A mútua prestação de contas deve ser praticada.
· Células adoram como toda a igreja adora.
· Novos líderes auxiliares são desenvolvidos continuamente.
· A igreja pode sobreviver à perseguição.
· Todo membro é equipado para o serviço.
· Espaço físico e prédios vêm com o crescimento das células.
· Os ministérios de apoio acontecem de acordo com os dons espirituais.
· O “sucesso” é proporcional à semelhança com o Novo Testamento.
· Crianças e jovens participam ativamente das células.
· A célula informa e transforma com a Palavra de Deus.

Precisamos enraizar os valores da vida em comunidade em nossas vidas. Isso leva tempo. E a grande ferramenta para as mudanças são os exemplos, porque a melhor propaganda são vidas transformadas. É fácil mudar estruturas. Difícil é mudar os valores fundamentais na vida das pessoas, mas é possível, com a graça e o poder de nosso Deus. Vamos avaliar nossos valores procurando detectar onde mais necessitamos fazer mudanças. Deus nos ajude.

1 Comentário

Anônimo disse...

Muito bom o texto...