Paginas

Distúrbio de personalidade

“Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo” (Mc 5.15).

Você já ouviu falar do Distúrbio de Personalidade Múltipla (DPM)? É a dissociação da mente humana, resultando na formação de outras personalidades. Especialistas dizem que muitas pessoas que sofrem disso não têm consciência das causas, devido a um bloqueio mental. É como se essa ignorância fosse uma autodefesa. Grandes decepções podem gerar esses distúrbios de personalidade, como abuso sexual na infância, por exemplo. Uma só pessoa chega a ter dentro de sua mente centenas de personalidades de forma descontrolada. Você pode imaginar o tormento de viver assim?

Uma das causas da múltipla personalidade, é a possessão demoníaca; espíritos capazes de possuir a mente das pessoas, dominando-as de tal maneira que deixam de pensar com a própria mente identificando-se com os invasores do mal.

A Bíblia menciona um homem que foi habitado por muitos espíritos imundos. “Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas” (Mc 5.4-5). Quando Jesus perguntou o nome do demônio, ele disse: “Meu nome é Legião, porque somos muitos” (Mc 5.9). Uma legião romana era formada de seis mil homens. Será que aquele homem tinha dentro de sua cabeça seis mil personalidades?Jesus expulsou todos os demônios da vida daquele homem. Antes, ele vivia perturbado dia e noite, andando sem parar, gritando e se ferindo. Depois do encontro com Jesus, ele se assentou, trocou de roupa e ficou em perfeito juízo (Mc 5.15). Ele passou a amar e querer andar com Jesus (Mc 5.18).

Distúrbio de personalidade existe, provocado por diversos motivos. Isso provoca transtornos pessoais e coletivos. Pessoas que mostram indícios de personalidade múltipla devem procurar ajuda para assumirem sua própria identidade. Só vive bem quem se identifica.

“Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens” (At 24.16).

Deixe o seu comentário