Paginas

Satisfaça seu cônjuge

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Fp 2.4).

Uma das primeiras mudanças que notei quando casei, foi perceber que meus interesses deveriam levar em conta também os interesses de minha esposa. Eu não poderia mais pensar em satisfazer apenas a mim mesmo, pois a vida de casado implica em satisfazer ao cônjuge. Esse é um princípio cristão aplicado a todos os nossos relacionamentos, especialmente ao casamento. A Bíblia diz: “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Fp 2.4). Todos nós temos necessidades que devem ser satisfeitas. Algumas dessas necessidades somente o cônjuge pode satisfazer. Está escrito: “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido” (1 Co 7.3).

Alguns maridos mandam suas esposas para especialistas para tratarem de “problemas” que eles mesmos poderiam resolver. Por incrível que pareça, às vezes a esposa só precisa de atenção e carinho do marido e não de um médico. Certamente que isso se aplica também ao marido. A esposa indiferente em casa pode contribuir para que seu marido fique mais vulnerável na rua. Ninguém casa sabendo tudo. Aliás, a gente casa sem saber quase nada. Mas, o importante aqui é ter disposição e humildade para aprender a satisfazer ao cônjuge.

Grandes conflitos conjugais e até separações acontecem por indiferença às necessidades do outro. O que para mim pode ser simples, para minha esposa pode ser um problema sério. Devemos evitar brincar com os medos do nosso cônjuge. A melhor atitude é satisfazer o que cada um precisa. Às vezes isso não é fácil. Precisamos pedir a Deus que nos ajude para tanto. A Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa, e que o marido deve tratar a esposa com honra (Pv 14.1; 1 Pe 3.7). Concluimos que precisamos crescer na arte da satisfação conjugal.

Quando não satisfaço meu cônjuge, alguém pode se oferecer para isso.

Deixe o seu comentário