Paginas

O Deus feliz

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem!” (Fp 4.4).

Gosto de lembrar de um quadro que nunca vi, mas que me encantou pela descrição. Alguém pintou Jesus andando por uma estrada entre dois de seus discípulos, jogando o cabelo para trás e dando uma gargalhada. Você já me imaginou Jesus dando uma sonora gargalhada? Eu creio no Jesus sorridente. Alguns preferem enfatizar que Jesus chorou (Jo 11.35). Eu acredito que ele também sorria. O fruto do Espírito Santo é alegria (Gl 5.22), e Jesus era cheio do Espírito; ele exultava no Espírito Santo (Lc 10.21).

As palavras de A. W. Tozer merecem atenção: “Aquilo que nos vem à mente quando pensamos em Deus é a coisa mais importante que nos acontece”. Nossa concepção de Deus é fundamental. Se tivermos uma opinião imprópria a respeito de Deus, isso nos limitará em tudo que fizermos. Paulo fala do “evangelho do Deus bendito” (1 Tm 1.11). Rotherham traduziu esse verso como “o evangelho da glória do Deus feliz”. Deus desfruta plenitude de alegria. Jesus é ungido de alegria (Hb 1.9). Ele tem um superavit de alegria que reparte com os seus. É interessante o senso de humor que Deus tem. A Bíblia diz de seus inimigos: “Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles” (Sl 2.4).

Devemos aprender a rir com Deus. Sorrir prolonga a vida: “O coração em paz dá vida ao corpo” (Pv 14.30). “O coração bem disposto é remédio eficiente” (Pv 17.22). Precisamos ter uma atitude mais relaxada e praticar o riso solto. Isso é bom em todos os sentidos. O humor é um antídoto contra a ansiedade, é calmante e não tem efeitos colaterais. Além disso, é gratuito. Precisamos rir das circunstâncias que não nos forem agradáveis. Não é por acaso que a maioria dos comediantes é de origem pobre. Eles aprenderam a rir das desgraças da vida e caíram na graça. Se aprendermos a rir dos problemas, sempre teremos do que rir.

Quem aprende a rir com Deus, aprende a rir pra vida.

Deixe o seu comentário