Paginas

Valores e circunstâncias

“Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância” (Fp 4.11).

Por valores, refiro-me a princípios de vida, não a dinheiro, como possa parecer para alguns, ainda que o dinheiro faça parte de nossos valores em algum nível. Os valores independem das circunstâncias que mudam constantemente e independem de nós. Podemos nos firmar nos valores, mas não podemos controlar as circunstâncias que apenas nos revelam, de acordo com nossos valores.

Fiquei sem computador por uma semana até ontem. Mudei minha agenda e meus hábitos nesses dias, mas meus valores se mantiveram. As circunstâncias mudaram sem que eu pudesse impedi-las, mas pude manter meus valores adotados num tempo favorável, para um tempo de circunstâncias ruins.

O apóstolo Paulo ilustra bem o que é viver por valores e não por circunstâncias. Ele mesmo disse: “Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância” (Fp 4.11). Em uma de suas viagens missionárias, ele e seu companheiro Silas foram presos injustamente depois de serem severamente açoitados sem roupas. Mas eles não se deixaram abater pelas circunstâncias difíceis. Por volta da meia-noite enquanto oravam e cantavam hinos a Deus e os outros presos os ouviam, houve um violento terremoto que abriu as portas da prisão e as correntes de todos se soltaram (At 16.22-26). Aprendemos aqui que o louvor a Deus liberta os presos.

Noutra ocasião quando também se encontrava preso, ele escreveu uma carta muito interessante, onde fala muito de alegria. Chega a dizer: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Fp 4.4). Ele não perdeu a alegria apesar das circunstâncias desagradáveis. Ele vivia pelos valores cristãos.

Estou aprendendo a aceitar que tudo o que me acontece é antes filtrado por Deus, que é o Senhor da minha vida, que me ama eternamente de modo incondicional. Quando ele me permite passar por circunstâncias “ruins”, isso é bom.

Não posso controlar as circunstâncias, mas posso decidir viver pelos valores de Deus que não se alteram, mesmo que tudo mude ao meu redor.

Deixe o seu comentário