Paginas

Superação

“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (Ef 5.14).

Acredito que todos nós somos capazes de fazer além do que podemos imaginar. Fomos criados à imagem de Deus; isso implica que somos inerentemente capazes de tudo o que for necessário. Deus nos criou para dominar, para superar, para comandar, para ir além (Gn 1.26). Deus é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós (Ef 3.20). Com isso não estou dizendo que somos capazes de manipular a vida; ela é controlada por outras mãos que não as nossas. Mas refiro-me ao fato de podermos viver vitoriosamente sobre o pecado e tudo o que possa nos impedir viver fora da vontade de Deus (2 Co 2.14). Muito do que não conseguimos é por causa de um desvio de conduta ou conceitos errados que nos prendem a um sistema anti-Deus.

Ficamos muitas vezes tão inertes e apáticos na caminhada da vida, que precisamos de um empurrão em forma de ordem ou bronca da parte de Deus. Foi o que aconteceu com Moisés ao dirigir a saída do povo de Israel da terra do Egito. Diante das reclamações e do medo do povo, Moisés pedia calma, mas Deus lhe disse: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante” (Ex 14.15). Muitas vezes temos que parar de lutar e deixar Deus manifestar o seu poder (Sl 46.10). Mas não era o caso de Moisés na travessia do mar vermelho. Precisamos discernir se o momento é de lutar por Deus ou se acalmar em Deus.

Em outras situações, o que nos ajuda é uma palavra de encorajamento, fazendo-nos perceber o que somos, quando as circunstâncias nos levam a clausura do medo como aconteceu com Gideão. Por medo dos inimigos ele e o seu povo viviam escondidos. Deus veio a ele por meio de um Anjo que disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro” (Jz 6.1-12). Mesmo com muita hesitação ele acabou obedecendo e se tornou um juiz libertador do povo de Deus.

Ainda não vimos o que Deus pode fazer por meio de uma pessoa totalmente dependente dele e completamente confiante nas possibilidades por meio dela.

Deixe o seu comentário