Paginas

Por que uma Célula Protótipo?

Denilson Cunha

Nós estamos num processo de mudança, portanto é bem plausível que indagações sejam feitas e dentro do possível, sanadas. Digo "dentro do possível" porque muitas respostas só teremos com o tempo, na vida prática de nossa igreja quando vivermos em células.

Em minhas conversas com os irmãos, tenho estado alerta às suas indagações quanto à igreja em células. Hoje quero compartilhar da importância de uma célula protótipo, o “por quê” de uma célula protótipo.

Célula Protótipo - Modelo Operacional

“O protótipo age como um pára-choque entre a hipótese e a ação” (Michael Gerber).

Protótipo é uma representação visual do produto que está sendo desenvolvido. É construído geralmente com os mesmos materiais do produto final e já traz os mecanismos necessários para fazê-lo funcionar.

Já finalizamos o “Ano da Transição” - quatro módulos com a visão e valores de uma igreja em células, estamos finalizando o “Intensivo de Reciclagem” - vida prática em uma célula, estamos também finalizando o “Treinamento de Líder de Célula” - capacitação dos que liderarão as células, e você pode me perguntar: E aí, não podemos iniciar logo as células na igreja?

A minha resposta para você é NÃO!

Não podemos viver células sem antes vivermos a célula protótipo. Protótipos são usados de uma maneira direta para reduzir o risco. A natureza e a meta do protótipo devem permanecer claras durante toda a sua vida útil. Se nós não pretendemos desenvolver o protótipo até a fase operacional, melhor não iniciá-lo.

Jesus levou três anos e meio com seus discípulos, tempo investido em ensino e vida prática. Por várias vezes os discípulos ouviram as verdades do Reino de Deus, seus valores; por outras vezes viram Jesus mostrando “como fazer”, vida prática.

A salvação foi anunciada por Deus em Gênesis, concretizada em Cristo e hoje vivida por nós. O período de Cristo aqui na terra, foi o período do protótipo da primeira igreja.

O período do protótipo é o tempo quando:

1. A visão é descoberta e lançada;

2. Os valores são definidos e internalizados;

3. A liderança é identificada e desenvolvida;

4. A vida no corpo é experimentada e modelada;

5. A infra-estrutura é testada e experimentada;

6. O poder é antecipado e recebido.

Antes da visão se tornar operacional é necessário desenvolver um protótipo.

Começar da Forma CertaPeritos em controle de qualidade como W. Edwards Deming e J. M. Juran, afirmam conforme seus cálculos que: “É 50 vezes mais difícil consertar um problema depois que o processo foi realizado de forma errada do que realizar o trabalho da forma certa logo na primeira vez”.

Se nós não iniciarmos igreja em células através de um protótipo - que é a forma certa, as conseqüências serão onerosas, consumidoras da motivação, credibilidade e tempo.

Grandes indústrias investem tempo e recursos necessários para desenvolver protótipos que funcionem bem. Entre o projeto e o operacional, existe o protótipo.

“O PROCESSO DE CÉLULA PROTÓTIPO REQUER VISÃO, COMPROMISSO E PACIÊNCIA”.

Se grandes indústrias investem tempo e recursos para desenvolver protótipos, por que nós, que lidamos com o bem mais precioso para Deus - almas, não investiríamos tempo e recursos na Célula Protótipo?

Não se iluda, todo processo de igreja em células bem sucedido teve suas bases fincadas em um protótipo bem sucedido.

Não devemos copiar simplesmente a “fórmula” de outras igrejas, o que funciona numa igreja pode não funcionar na nossa. A fase operacional não difere em natureza e propósito, mas difere em implementação. A célula protótipo vem primeiro e dela surge a fase operacional.

Antes de sermos influenciados por igrejas bem sucedidas em células, devemos primeiramente verificar sua base, como foi a célula protótipo, pois aí estará contido o bom DNA desta célula.

O sucesso de um produto final - operacional, está no seu produto inicial - protótipo.

Continuemos firmes e constantes.

1 Comentário

Pr. Saulo disse...

Estou de acordo. A Célula Protótipo é sem dúvida muito importante.É preciso investir tempo.Não podemos ser imediatistas. Jesus se preocupou em preparar os seus discípulos em aproximadamente 3 anos e meio, eles eram a sua célula protótipo, e o seu trabalho foi tão eficaz que hoje somos resultado do seu trabalho. ele não frisou inicialmente, multidões, mas preparar aqueles 12 homens para que compreendendo a base da sua missão, pudessem dar continuidade. sem dúvida,Jesus foi o mais bem sucedido formador de liderança que ja exisitu.