Paginas

Cuide bem de você mesmo

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Fp 4.8).

O apóstolo Paulo escreveu para o jovem pastor Timóteo para que ele atentasse bem para a sua própria vida e para a doutrina. Disse que ele deveria perseverar nesses deveres, pois agindo assim, ele salvaria tanto a si mesmo quanto aos que o ouvissem (1 Tm 4.16). Só pode cuidar dos outros quem cuida de si mesmo.

O cuidado próprio tem ido de um extremo a outro. Se de um lado alguns exageram idolatrando o próprio corpo e endeusando-se, desprezando os outros, há aqueles também que se depreciam sem valorizar o que são como pessoas.

Para efeito de ilustração, cada um de nós é como uma bateria, para funcionar deve estar carregada. Isso passa pela auto-estima, que implica no amor próprio no cuidado geral de si mesmo. Jesus disse: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes” (Mc 12.30-31). Essa é a ordem: Amar a Deus e amar o próximo como a si mesmo. Segundo este texto, o amor próprio abrange quatro áreas essenciais: coração (espiritual), a alma (emocional), entendimento (intelectual) e a força (física).

Ao contrário do que pensam alguns, o amor próprio é algo inerente em nossa vida. A Bíblia diz: “Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida” (Ef 5.29). Cuidar bem de si mesmo é uma forma de expressar piedade. O salmista disse: “Bendiga o Senhor a minha alma! Bendiga o Senhor todo o meu ser!” (Sl 103.1). Tudo em mim deve louvar a Deus. Mas como alguém pode fazer isso se não se ama? Não posso jamais esquecer que o meu corpo é o templo do Espírito Santo (1 Co 6.19-20). Isso não pode ser ignorado.

A falta de controle do nível de estresse tem sido a causa de muitas doenças. Devemos frear esse ritmo alucinante em que vivemos em nome do amor próprio.

O amor ao próximo nunca será maior que o amor que temos por nós mesmos.

Deixe o seu comentário