Paginas

Preparando auxiliares de células

A célula é básica numa igreja em células. É uma comunidade de sete a quinze pessoas, que se encontra num constante rodízio nas casas de seus membros. Cada membro da célula é um ministro atuante. Mas, o líder conta desde o início da célula com um auxiliar direto que lhe acompanha em tudo, como um preparo para sua liderança numa futura célula. Ele recebe do líder para poder passar para outros (2 Tm 2.2).

Em no máximo um ano a célula deve se multiplicar, e metade da mesma formará uma nova célula sob a liderança do auxiliar da célula mãe. O líder deve começar a treinar um novo auxiliar, e aquele que era auxiliar e que agora começa a liderar uma célula, deve também começar a treinar o seu auxiliar para que quando chegar o tempo de multiplicar sua célula, já tenha quem a lidere, e assim por diante.

O líder de célula é chamado de facilitador, exatamente para ficar claro que ele não é necessariamente um mestre ou um catedrático em Bíblia, mas um demonstrador de como se vive, lidera e treina na igreja para o crescimento numérico e qualitativo. Mais importante do que fazer é ser. Cada pessoa na célula deve acompanhar uma pessoa menos experiente. Todo cristão é um discipulador. Assim, todos são potenciais líderes.

O auxiliar de celular tem que ler muito para conhecer sobre a vida da igreja em células. Mais do que isso, ele terá que aprender observando seu líder. Para isso ele terá que aprender a ser paciente no aprendizado e começar a analisar seus valores. Certamente terá que abrir mão de muitas coisas e ser seletivo. Terá que dizer não para o que antes dizia sim, para que possa dizer sim para a célula que antes não existia na sua vida. Viver numa igreja em células e liderar uma célula, não é um programa, mas um estilo de vida. O líder e seu auxiliar devem ter sempre disposição para atender a célula. Terão que ter muito tempo para oração, pois o segredo de uma célula bem sucedia é a presença e o poder atuante de Jesus, não a competência do líder ou necessariamente o dinamismo de seus integrantes.

O preparo de auxiliares para liderança de células segue um padrão: O auxiliar deve observar o que o líder faz para aprender com ele. O líder explica para ele a razão do que faz. O líder observa o auxiliar fazendo o que ele já fez e explicou para ver o desempenho de seu aprendiz. O líder o encoraja destacando pontos fortes e fracos e providencia atividades que o fortaleçam entregando-lhe responsabilidades específicas e deixando que ele “se vire”. Depois da multiplicação da célula, o ex-auxiliar deve ser observado em como discipula seu auxiliar. A amizade deve continuar próxima com o ex-aluno mas ele deve ser tratado de igual para igual.

O auxiliar deve ser envolvido completamente com o encontro e o acompanhamento da célula. O líder deve chamar o auxiliar para preparar o encontro da célula e dizer-lhe tudo o que pretende fazer na próxima vez que a célula se reunir. A avaliação do líder após o encontro da célula juntamente com o auxiliar é muito importante. A troca de idéias sobre os problemas que aconteceram e o preparo do próximo encontro deve acontecer sempre na parceria de líder e auxiliar. Com o tempo o líder deve colocar o auxiliar para liderar alguns encontros. Depois ele será avaliado pelo líder que francamente destacará pontos fortes e fracos. No último mês, antes da multiplicação, o líder deve deixar o auxiliar conduzir todo o ministério da célula. Isso é de uma importância ímpar. Quando a metade da célula formar a nova célula na liderança do auxiliar, o carro já estará andando. Preparar auxiliares é uma missão.

Deixe o seu comentário