Paginas

Lições de perseverança

“[...] também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança” (Rm 5.3).

Três filmes me deram boas lições de perseverança: 1º) “Desafiando os limites” – que mostra um homem que nunca deixou os seus sonhos para trás. Ele que já não era jovem, decidiu quebrar um famoso recorde esportivo montando uma motocicleta clássica dos anos 20, conhecida como Indian. Viveu motivado nesse sonho, até que conseguiu o grande feito mesmo que tudo lhe parecesse contrário; 2º) “De porta em porta” – um vendedor com poucas perspectivas que ousou trabalhar em um território que todos rejeitavam. Ele era portador de paralisia. Mesmo assim fez uma vitoriosa carreira de vendedor de porta em porta - causando grande impacto nas vidas de seus clientes; 3º) “De encontro com o amor” – onde um jovem aspirante a autor literário procura um consagrado escritor que vivia desesperado depois de enfrentar um grave bloqueio criativo. Disposto a tudo para conhecer o seu ídolo, ele acaba conhecendo a filha do escritor e se apaixona por ela.

A Bíblia fala muito de perseverança como uma virtude cristã. Ela é necessária em tudo, até para buscar a paz (1 Pe 3.11). A perseverança não é como um dom instantâneo que recebemos. Mesmo dada por Deus, ela é produzida em meio a tribulações (Rm 5.3; 15.5). A vida cristã é comparada a uma corrida, e deve ser feita com perseverança (Hb 12.1). Nessa corrida surgem diversas provações que devem nos deixar muito alegres, porque as provações produzem em nós perseverança que nos levará à plena maturidade e integridade (Tg 1.2-4).

Talvez você e eu não sejamos tão perseverantes como o corredor idoso, o vendedor portador de paralisia ou o escritor apaixonado. Mas podemos a partir de hoje mudar nosso modo de encarar a vida em todas as suas circunstâncias. Uma boa maneira de começar é aceitar não apenas as coisas boas, mas também as difíceis; entendendo que todas elas contribuem para o nosso progresso e maturidade.

Até uma tartaruga só vai para frente se colocar a cabeça para fora. Vá em frente!

Deixe o seu comentário