Paginas

Comunicação - base para relacionamentos

Denilson Cunha

“Mas o Senhor Deus chamou o homem perguntando: Onde está você?” (Gênesis 3.9).

Ontem enquanto participativa de um curso com os irmãos da igreja, veio ao meu coração falar sobre algo que precisamos ouvir.

Sem dúvida que o ponto mais gritante da igreja atual é a falta de relacionamentos profundos, pessoas que se envolvam pelo amor de Cristo e se mantenham nesse amor. Como tudo no mundo se tornou superficial e somos bombardeados com as falácias mundanas dia após dia, acabamos por aceitar alguns valores errados como sendo certos.

Tenho lido muito sobre relacionamentos nesses tempos e mais do que falar sobre relacionamento aqui, gostaria apenas de comentar sobre a base para um bom relacionamento: Comunicação Excelente.

Quando Deus perguntou a Adão "Onde está você?", Deus não procurava saber de sua localização geográfica, estava buscando se comunicar com Adão. Deus todos os dias vinha no fim da tarde conversar com Adão, eles mantinham uma excelente comunicação.

Porém, quando Deus chegou para ter mais uma agradável conversa com Adão, Adão se escondera d'Ele por causa do pecado e, a comunicação foi quebrada. Quebrada a comunicação conseqüentemente foi quebrada a comunhão, o precioso relacionamento entre Deus e o homem.Diálogo - o início de tudo. A quebra da comunicação entre Deus e o homem deu-se pelo pecado, sim, e isto foi constatado na falta de diálogo. Num dado momento, quando Deus procurou Adão para conversar, dialogar com ele, não obteve resposta.

Não podemos falar de relacionamento sem falar de comunicação sem falar de diálogo. Todos temos a necessidade de falar, sermos ouvidos e receber o retorno do que falamos por intermédio de outra pessoa. Isso é diálogo, duas pessoas que se comunicam.

Orkut - tentativa frustrada de relacionamento. Quem não conhece o Orkut? O site de relacionamentos do Google? Pois bem, veja um dado importante: mais de 62.000.000 de usuários utilizam o Orkut, destes 34.000.000 são do Brasil, ou seja, 55% do total de usuários.

Sabe por que o Orkut acabou ficando numa tentativa frustrada de ser um site de relacionamentos? Simplesmente pelo fato de que relacionamento se faz com diálogo. Se relacionar virtualmente era o que queria Adão.... Deus não quis assim, Deus quis presença, pois afinal, uma boa comunicação requer presença das partes, para que o diálogo não seja um mero ensaio ou tentativa de se fazer conhecer.

O problema do Orkut é algo chamado de "linhas de comunicação", ou seja, você somente se consegue relacionar profundamente com um certo número de pessoas. Como alguém que tem 1.000 "amigos" consegue mandar mensagens específicas para cada um deles? Mesmo que a pessoa gastasse 1 minuto para enviar um recado pessoal para cada um de seus amigos, levaria mais de 16 (dezesseis) horas, isso mesmo, dezesseis horas somente para enviar seus recados.

Linhas de Comunicação - o meu canal de diálogo. Jesus sabia da importância da comunicação e Ele veio justamente nos reconectar com Deus. Ele trabalhou com 12 (doze) pessoas, manteve contato direto com elas, se comunicou através de diálogos, ensinos e exemplos. Jesus viveu comunidade com seus discípulos. Não poderia haver igreja sem que eles vivessem comunidade.Ele manteve as linhas de comunicação entre seus discípulos.

Quando me comunico com alguém, estamos utilizando 2 linhas de comunicação, a informação vai e volta. Se acrescermos mais uma pessoa à nossa conversa, passamos a ter 6 linhas de comunicação, de envio e retorno de informação.

As linhas de comunicação funcionam assim:N= número de pessoas e LC = Linhas de Comunicação, então eis a fórmula (N x N) -N= LC

exemplo entre duas pessoas: N (2 pessoas ) x N (2 pessoas ) - N (2 pessoas) = 2 linhas de comunicação.

Se você quer realmente ter bons relacionamentos você precisa primeiramente prestar atenção quanto a quantidade de pessoas com quem você quer se relacionar, pois você terá que manter as linhas de comunicação funcionando, abertas.

Quanto maior o número de pessoas mais linhas de comunicação. Entenda que você quer falar e ser ouvido, mas também quer ouvir a resposta à sua fala pela outra pessoa que conversa com você, isto é Diálogo.

Não existe relacionamentos quando não mantemos nossas linhas de comunicação abertas, ou ainda quando dispomos de muitas linhas e não temos como mantê-las funcionando, sem contato com todas elas. Pessoas necessitam de retorno, de ouvir o "eco" de suas falas por intermédio de outras.

Pela dificuldade de manter contato com todos os "amigos" do Orkut - leia-se inviabilidade de manter todas as linhas de comunicação funcionando, alguns sites acabaram por disponibilizar um meio de enviar mensagem por atacado, para todos os amigos de uma vez, ou seja, muitas pessoas hoje estão mandando "spam" (mensagem repetitiva enviada a várias pessoas) para seus amigos.

Viver comunidade nos leva a pequenos grupos que se relacionam de forma aprofundada, buscando viver os ensinamentos de Cristo, como estilo de vida. Jesus nos ensinou isto, os seus discípulos também nos ensinaram, basta ler o livro de Atos ou mesmo as cartas paulinas para percebermos o quanto é importante o relacionamento vivo entre as pessoas. Cristo em nós, esperança da glória.

Vale a pena encerrar este texto com a citação de Francis Schaeffer, The Church at the End os the 20th Century (A igreja no final do século XX):

"Estou convencido de que as pessoas do século XX, em todo o mundo, não vão nos ouvir se possuirmos a doutrina correta, as regras de conduta correta, mas não vivermos em comunidade. Não adianta dizer que temos comunhão ou amor um pelo outro, se isso não for mostrado na prática".

Deixe o seu comentário