Paginas

Adolescência aos 40

“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino” (1 Co 13.11).

Você já imaginou um adolescente com 40 anos? Acho que não. Sabemos que a adolescência é uma fase do desenvolvimento humano entre os 12 e 18 anos. Começa com a puberdade indo para a juventude. É um período caracterizado por mudanças rápidas, emoções, rebeldia, aventuras, sonolência, apetite voraz e uma série de outras coisas que todos conhecemos muito bem por experiência e informação.

Mas o que pouca gente admite, é que muitos adultos continuam com o comportamento de adolescentes mesmo depois dos 40 anos. Muitos não amadurecem e continuam irritadiços, rebeldes, cheios de melindres, hiper-sensíveis, com os nervos expostos. São pessoas que não sabem ser contrariadas, se ofendem com facilidade, têm dificuldade em perdoar, são vingativas e pior, não admitem que precisam mudar e amadurecer para a vida adulta no sentido pleno da palavra.

Para ilustrar as fases da vida cristã no tempo e na eternidade, o apóstolo Paulo disse: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino” (1 Co 13.11). É suportável e compreensível a conduta de um adolescente, mas é desagradável ver um homem ou uma mulher com 30, 40, 50 e às vezes até com 60 anos tendo conduta de adolescente.

Devemos crescer sempre, mas alguns são verdadeiros anões do comportamento humano. São pigmeus no campo dos relacionamentos. Adolescência é uma fase da vida humana, não a característica permanente de quem deveria mostrar maturidade. Você já saiu da adolescência emocional? Tem comportamento de adulto ou ainda vive como quem precisa ser paparicado ou suportado? Crescer é preciso. Não importa se somente agora se percebe essa realidade tardia na maturidade. Ainda é tempo de mudar. É possível viver novos dias como um adulto que corresponde com a idade.

A adolescência é uma passagem para a maturidade, não a maturidade para quem tem apenas idade.

Deixe o seu comentário