Paginas

Lares que celebram

No ministério Igreja em Células, usamos uma máxima que diz: “Cada casa uma igreja, cada membro um ministro”. Isso expressa bem o estilo de vida da igreja primitiva. A Bíblia diz: “Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo” (At 5.42). E mais: “Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa” (At 20.20). A igreja começou numa casa e não pode perder essa referência.

Deus está restaurando a prática de vivermos igreja no templo e nos lares. Conhecemos bem os cultos de grandes ajuntamentos, mas pouco sabemos dos pequenos grupos que se encontram nos lares para adorar a Deus, receber da Palavra de Deus, compartilhar suas vidas e ganhar pessoas para Jesus. Devemos abrir nossos lares em prol do Reino de Deus. Nossos lares podem ser igrejas.

Um dos textos mais conhecidos na Bíblia (Lucas 15), ilustra bem como nossos lares podem abrir-se para Deus apesar de nossos problemas. A busca por soluções e a obtenção das vitórias, devem nos motivar a convidar amigos e vizinhos para comemorarem nossa alegria.

1. Todos os lares têm problemas. A passagem bíblica que estamos considerando (Lucas 15), mostra que os três lares mencionados enfrentavam problemas. Na primeira casa o pastor perdeu uma ovelha. Deixou as demais no campo e foi atrás da perdida. Na segunda casa, uma mulher perdeu uma moeda que valia um dia de trabalho de um operário, foi um prejuízo. Na terceira casa o filho caçula deixou a casa do pai e foi para uma região distante. Os três lares enfrentavam problemas.

2. A busca por soluções. Os três lares das parábolas nos dão exemplos de como proceder diante dos problemas. Devemos buscar soluções. O pastor deixou as demais ovelhas no campo e foi atrás da ovelha perdida até encontrá-la; a mulher acendeu uma candeia, varreu a casa e atentamente procurou sua moeda perdida até encontrá-la; o pai não foi atrás do filho, pois lhe deu a liberdade de fazer o que queria, mas o recebeu com amor quando arrependido retornou para a casa paterna.

3. Lares que celebram. As três casas procuraram solução para os seus problemas e assim puderam comemorar com amigos e vizinhos suas vitórias e conquistas. Aqui encontramos lares que sabiam celebrar as bênçãos recebidas. E mais do que isso, sabiam compartilhar com amigos e vizinhos. Infelizmente muitos não têm conseguido repartir com amigos e vizinhos o que Deus tem lhes dado. Isso acontece devido a dificuldade de se relacionarem. Precisamos investir em relacionamentos.

Os mandamentos recíprocos dos “uns aos outros” só pedem ser cumpridos quando conseguirmos nos relacionar mais de perto com as pessoas. E a melhor maneira de fazer isso é cultivarmos encontros em nossos lares para compartilharmos problemas e soluções e assim podermos celebrar as vitórias que o Senhor Jesus nos dá.

É bem verdade que tudo mudou. O mundo não é mais o mesmo do tempo da igreja primitiva, os costumes e as culturas são diversos, e a tecnologia fez tudo ficar diferente. A igreja também mudou, mas ela na verdade não mudou, pois deve continuar mantendo o padrão original de ser uma igreja que equilibra sua vivência no templo e nos lares. Se queremos ser igreja, precisamos voltar às origens.

Deixe o seu comentário