Paginas

O ministério da reconciliação

11 “Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens. O que somos está manifesto diante de Deus, e esperamos que esteja manifesto também diante da consciência de vocês. 12 Não estamos tentando novamente recomendar-nos a vocês, porém lhes estamos dando a oportunidade de exultarem em nós, para que tenham o que responder aos que se vangloriam das aparências e não do que está no coração. 13 Se enlouquecemos, é por amor a Deus; se conservamos o juízo, é por amor a vocês. 14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. 20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. 21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (2 Co 5.11-21).

Quando Deus se torna uma realidade para nós e passamos a confiar nele e a reverenciar seu nome com amor, nossa vontade é levar outras pessoas a terem a mesma experiência. Isso pode ser interpretado como loucura por alguns, mas na verdade mantemos a lucidez. Tudo isso se deve ao amor de Cristo por nós. Ele é tal que ficamos inibidos. Ele morreu por nós, logo devemos morrer para tudo que não agrada a Deus, e vivermos somente para Jesus, que morreu e ressuscitou por nós.

Outra coisa interessante, é que nossa perspectiva muda em relação às pessoas. Passamos a valorizar as pessoas do ponto de vista de Deus. Não importa o passado que alguém teve, se ela está em Cristo, é uma nova criação. As coisas antigas passaram e coisas novas surgiram! Isso tudo vem de Deus que nos reconciliou com ele mesmo e nos deu como novas criaturas o ministério da reconciliação. Somos mensageiros da reconciliação entre as pessoas e Deus e entre pessoas e pessoas.

Por amor e por graça, Deus nos reconciliou consigo mesmo em Cristo. Essa também é a nossa missão, como embaixadores que apelam para que as pessoas se reconciliem com Deus. Ele conta conosco para isso. Ao pensar no grande amor de Deus por nós, não podemos fazer menos que isso. Jesus, que não tinha nenhum pecado, assumiu os nosso pecados todos. Por causa do que ele fez, nos tornamos justificados diante de Deus como se nunca tivéssemos pecado.

A Bíblia diz: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9). Devemos ser promotores da paz e da reconciliação. Que todos nos conheçam como pessoas que buscam a harmonia entre todos. Isso nos torna felizes e nos identifica como filhos de Deus. A Bíblia ainda diz: “Façam todo o possível para viver em paz com todos” (Rm 12.18). Que longe de nós esteja a intriga, a fofoca e coisas semelhantes. Que sejamos reconciliáveis, pessoas de fácil convivência e que aceitam e dão perdão para todos. Somos em Cristo, embaixadores da reconciliação.

Deixe o seu comentário