Paginas

Hoje é dia de salvação

1 “Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. 2 Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. 3 Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. 4 Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. 6 Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. 7 Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ”. 8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. 9 Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19.1-10).

Todo dia é dia de salvação. Em outras palavras. Deus está com suas mãos estendidas para salvar todos os dias. Sempre que alguém invocar o nome do Senhor será salvo (Is 59.1; 2 Co 6.1-2; Rm 10.13). Essa salvação fala do perdão dos pecados e de uma nova vida da parte de Deus. Mas também pode ser aplicada para a salvação de qualquer necessidade. A vida de Zaqueu ilustra essa verdade.

1. A necessidade inerente (vs. 1-3). Nada pode substituir o lugar de Deus em nossas vidas. Zaqueu era um homem rico, poderia ser um modelo de vida realizada. Mas, sua atitude diante da passagem de Jesus por sua cidade mostra a necessidade inerente que todo ser humano tem de Deus. Ele queria ver Jesus. Aquela curiosidade mostrava mais do que apenas conhecê-lo como uma pessoa importante que passava por ali. Ele queria certamente ter um encontro real com Jesus.

2. A possibilidade do encontro com Jesus (vs. 4-7). Por ter uma pequena estatura, Zaqueu não pôde ver Jesus, por causa da multidão. Mas ele não se deu por vencido. Fez a sua parte, correu adiante por onde Jesus passaria e subiu numa árvore para dali ver Jesus. Qual não foi sua surpresa ao ouvir Jesus chamá-lo pelo nome e oferecer-se para ficar em sua casa naquele dia. Ele aceitou com a alegria a oferta de Jesus e naquele dia sua vida foi transformada.

3. A experiência de salvação (vs. 8-10). Em casa diante de Jesus, Zaqueu começou a mostrar evidência de que sua vida não era mais a mesma. Sendo um conhecido explorador do dinheiro público e das pessoas a quem cobrava os impostos, ele promete dar metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais a quem tivesse extorquido. Jesus confirmou que naquele dia na casa de Zaqueu havia acontecido salvação. Ele creu e se tornou um filho de Abraão pela fé.

Conclusão. A missão de Jesus na terra foi “buscar e salvar o perdido” (v.10). O pecado nos fez perder o caminho de Deus desde Adão. Desde então cada pessoa anda desgarrada como uma ovelha, onde cada um se volta para o seu próprio caminho (Is 53.6). Jesus veio para nos salvar do caminho da perdição porque ele é o caminho da verdade e da vida (Jo 14.6). Se você ainda não o fez, reconheça enquanto ler estas palavras que você precisa essencialmente do perdão de seus pecados e de uma nova vida que somente Jesus pode dar. Isso é possível para você como foi para Zaqueu. Você pode experimentar um novo nascimento. Abra o seu coração exatamente agora e creia em Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou para ser seu Salvador.

Deixe o seu comentário