Paginas

O homem precisa de apoio doméstico

Se tiver algo que alegra um homem, esse algo é uma casa bem arrumada. Ser recebido carinhosamente pela esposa e encontrar uma casa bem arrumada sem estresse e preocupação, é o desejo de todo marido ao voltar para casa. Se alguma esposa achar que estou fantasiando, posso dizer que seu casamento está com dificuldades.

Muitas coisas já mudaram nas atitudes masculinas em relação às tarefas domésticas, mas na prática pouco tem acontecido. Eles até concordam que é injusto a mulher assumir todos os afazeres de casa, se dispõem em ajudar, mas a maior parte disso não passa de discurso. As mulheres podem confirmar. Em geral, homem não gosta de fazer tarefas caseiras.

O fato de muitos casais trabalharem fora, tem gerado conflitos conjugais com respeito às tarefas domésticas. O que fazer? Uma saída é criar uma justa divisão do trabalho caseiro. Teoricamente se tem chegado a um consenso, mas a prática continua quase inalterada. Repito: homem não gosta de tarefas domésticas. Tradicionalmente as mulheres têm assumido as tarefas de casa enquanto os homens têm assumido a responsabilidade de prover o sustento da família. Uma opção é pagar auxiliares domésticas e babás. Mesmo assim pode-se pensar numa lista de tarefas.

Os recém-casados geralmente se ajudam nas tarefas caseiras. Quando os filhos chegam, é comum aparecerem conflitos. A despesa aumenta e as responsabilidades também. Se as tarefas domésticas ficarem com quem se fizer voluntário, vai sobrar para as esposas e os filhos. Os maridos serão criticados pela omissão. Se um cônjuge exige ajuda do outro, pouco ou nenhum progresso acontece. É preciso organizar-se:

1º passo: Identifique suas responsabilidades domésticas. Faça uma lista de todas as suas responsabilidades caseiras. Essa lista deve ser feita para ambos os cônjuges de comum acordo. Isso por si só já evitará vários conflitos.

2º passo: Escolha o que você gostaria de fazer. Faça uma nova lista daquilo que cada um gostaria de fazer com prazer pessoalmente. Ao definir esses itens, tirem-nos da lista inicial. O casal pode revezar-se no que ambos gostam de fazer.

3º passo: As responsabilidades remanescentes devem ser assumidas por quem mais deseja que sejam feitas. Algumas tarefas podem ser desagradáveis para ambos. Tais tarefas desagradáveis devem ser feitas por quem mais quer vê-las realizadas.

4º passo: Assuma responsabilidades que atraiam a simpatia de seu cônjuge. Faça o que não seja responsabilidade sua, mas que precisa ser feito e o outro não suporta fazer. Isso aumenta seus créditos por parte de seu cônjuge.

E as tarefas dos filhos? Os pais não devem impor tarefas para os filhos que eles não suportam fazer. Isso gera ressentimento. A Bíblia diz: “Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem” (Cl 3.21). Deixem os filhos escolherem as tarefas.

Deixe o seu comentário