Paginas

Vivendo em Comunidade

“Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum” (At 2.44).

Seria revolucionário se a igreja tivesse um estilo de vida onde todos os crentes vivessem unidos tendo tudo em comum. Viver em comunidade é viver em comunhão, tendo tudo em comum. Esse estilo de vida dos primeiros cristãos os levava a vender suas propriedades e bens para distribuírem entre os necessitados, ao ponto de não haver pessoas necessitadas entre eles (At 2.45; 4.34-35). Devemos ser uma igreja assim, que pratica o amor de forma concreta e funcional, não amando apenas de palavras, mas em ação (1 Jo 3.16-18). Esta semana li uma frase atribuída a Margaret Thatcher que muito me falou: “Ninguém se lembraria do Bom Samaritano se ele só tivesse boas intenções. Ele possuia também dinheiro”. Precisamos de dinheiro e usá-lo em favor dos outros.

Mas viver em comunidade não torna a vida comum apenas no que diz respeito aos bens materiais, mas também aos valores morais e espirituais. Devemos nos reunir para incentivar e encorajar uns aos outros (Hb 10.24-25). Assim como o nosso corpo é equilibrado em cinco sistemas: 1) sistema ósseo, 2) sistema nervoso, 3) sistema digestivo, 4) sistema sanguíneo, e 5) sistema respiratório; assim também a célula espiritual também contém cinco importantes elementos que constituem a vida da célula. A mão é uma ilustração desses cinco importantes elementos e pode nos ajudar a compreender a singularidade dos elementos atuantes em uma célula. Esses elementos fluem do coração de Deus e são extensões na célula de quem Deus é.

OS CINCO SISTEMAS DA CÉLULA. Essa ilustração da mão é simples, mas ao mesmo tempo é profunda para que se compreenda a verdadeira vida do Cristo onipresente na comunidade cristã.

1. O polegar representa a comunidade. Os quatro dedos com o polegar fazem com que a mão humana seja especial. Cada dedo funciona independentemente, mas também em interdependência com o polegar. Os cristãos precisam estar em comunidade uns com os outros antes que os outros elementos possam ser vividos. Treinamento (discipulado), prestação de contas, liderança e evangelismo combinam-se como um todo quando ativados na comunidade.

2. O dedo mínimo representa o treinamento. Os novos crentes são representados pelo dedo mínimo. A força da igreja é a nutrição de bebês espirituais para levá-los à maturidade (representada pelo lado do dedo mínimo) e a vida juntos em comunidade (representado pelo lado do polegar).

3. O dedo anular representa a prestação de contas. Talvez esse seja o elemento mais temido e mal compreendido na vida da igreja. Quando bem compreendido, esse é um dos elementos mais preciosos da vida da célula. O conceito da prestação de contas é ensinado em textos como Efésios 4.32; 5.21; Colossenses 3.13.

4. O dedo médio representa a liderança. Como o dedo mais proeminente, o dedo médio representa o povo forte e maduro que são os pais e mães espirituais. Os líderes devem cuidar dos bebês espirituais e liderar o rebanho de Deus.

5. O dedo indicador representa o evangelismo. Esse é o dedo que aponta, indica e pega coisas. Ele representa o evangelismo, porque a célula existe para apontar em direção aos perdidos e “pegar” os que estão separados de Deus.

Agora, com a sua mão você leva consigo uma ilustração da célula a todo lugar que você for. Cada vez que você olhar para a sua mão, poderá se lembrar da vida dinâmica e do ministério de Cristo por meio de sua célula.

Deixe o seu comentário