Paginas

Evitando discussões

Whit Criswell

Pense na pessoa que é a causa dos maiores conflitos em sua vida. A Bíblia, no livro de Tiago, capítulo 4, versos de 1a 10 nos diz que a causa das discussões são os desejos conflitantes. Em outras palavras, quando o que eu quero entra em conflito com aquilo que você quer, as faíscas começam a voar. A - propósito de discussões, dizem que todos os casamentos passam por três estágios: (1) Feliz lua-de-mel; (2) A festa acabou, e (3) Vamos entrar em acordo.

Há desejos, não necessariamente errados, mas que quando ficam fora de controle causam conflitos:

O desejo de “ter” (posses). Deveríamos usar coisas e amar pessoas; contudo, quando o desejo de ter se torna o alvo principal de nossa vida, passamos a ter coisas e a usar pessoas; isto dá origem a conflitos (Tiago 4.2).

O desejo de “sentir” (prazeres). Quando nosso lema se torna fazer só o que agrada e a prioridade número um de nossa vida é a auto-satisfação, isto causa conflitos (versos 3-6).

O desejo de “ser” (popularidade, poder, orgulho). Quando o desejo de impressionar outros se torna a prioridade máxima de nossa vida, torna-se causa de conflitos. O orgulho é a causa principal das discussões. “Brigas e discussões são provocadas pelo orgulho …” (Provérbios 13.10 – Bíblia viva). “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”(Tiago 4.6).

A cura para as discussões é a humildade. Deus dá graça aos humildes e graça é o poder de Deus para mudar.

Passos Para Dissipar Discussões

Renda-se a Deus. Quem está no controle da sua vida? O ponto de partida é alcançar paz dentro de você antes de obtê-la por fora. “Submetei-vos, portanto, a Deus” (Tiago 4.7). Seja feita a Tua vontade Deus, não a minha.

Fique atento ao inimigo. O diabo não anda por aí vestindo uma ridícula roupa vermelha, com um tridente na mão. Seu desejo é mentir, nos enganar e destruir. Ele joga com nosso orgulho. Portanto, vamos retaliar: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7).

Achegue-se a Deus. É possível alcançar isto orando, lendo e memorizando as Escrituras, freqüentando a igreja, participando de estudos bíblicos e servindo em um ministério. Experimente fazer isto: quando estiver zangado com alguém, ore antes de qualquer coisa! Se você não dispõe de tempo para estas coisas, talvez esteja ocupado demais. Tenho descoberto que, quanto mais tempo gasto a sós com Deus, melhor é o meu relacionamento com os outros.

Esteja disposto a pedir perdão. Peça perdão, mesmo que você esteja apenas 5% errado. Cuide de sua parte, pedindo perdão a Deus e à pessoa envolvida, e deixe que Deus cuide dos outros 95%.

Talvez o maior presente que possamos oferecer ao nosso cônjuge, filhos, amigos, namorado (a), companheiros de trabalho, ou nosso chefe, seja nossa própria humildade. O caminho para cima começa por baixo.

Deixe o seu comentário