Paginas

A igreja que derruba portas

Se as portas fechadas são bloqueios que nos impedem de viver como Deus quer, e Jesus espera ver sua igreja de portas abertas com livre acesso para Deus e para os homens, não podemos esquecer que portas se levantam contra a igreja, e elas devem ser derrubadas.

1. Deus abre as portas, mas há muitos adversários. Em suas andanças missionárias Paulo enfrentou muitas barreiras. Certa ocasião ele disse: “porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários” (1 Co 16.9). Esses adversários se manifestam de várias maneiras; às vezes são externos, outras vezes são internos. Não podemos esquecer que como igreja, somos peregrinos neste mundo. A igreja nada contra a correnteza.

2. Com Jesus a igreja é imbatível. Jesus disse: “[…] sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18 –RA). Jesus é o Senhor da igreja e com ele vencemos todos os inimigos, o Diabo, o pecado e a morte. Ele também disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.18-20). Sob o comando de Jesus, a igreja é conquistadora.

3. A armadura do cristão. Devemos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder, nos vestindo de toda a armadura de Deus para ficarmos firmes contra as ciladas do Diabo. Nunca esqueçamos que nossa luta não é contra as pessoas, mas sim contra as forças espirituais do mal. Devemos abraçar a verdade e a justiça, elas são armas poderosas contra o Diabo. Também devemos avançar anunciando o evangelho e sempre exercitando a fé, apegados à Palavra de Deus. Sobretudo, devemos assumir a salvação de nossos pecados pelo que Jesus fez por nós. A oração deve permear tudo o que nos envolve (Ef 6.10-18).

4. As fortalezas devem ser derrubadas. Nossas armas são espirituais e elas são capazes de destruir fortalezas. Se não tivermos cuidado, pecados e problemas pequenos no início podem se tornar fortalezas difíceis de serem combatidas. Mas mesmo que estejamos nessa situação, é possível obter a vitória. Essas fortalezas se manifestam muitas vezes em forma de argumentos, idéias e conceitos contra Deus. Tudo o que pensamos deve ser submetido ao senhorio de Jesus, pois a obediência é o segredo da vitória (2 Co 10.3-6).

5. A igreja pode ser livre e derrubar todas as portas. Em uma das viagens missionárias, Paulo e Silas foram severamente açoitados e lançados na prisão. Por volta da meia-noite, enquanto oravam e cantavam, houve um violento terremoto que abriu todas as portas da prisão e todas as correntes se soltaram (At 16.25-26). Deus pode fazer isso nas vidas aprisionadas por medos, traumas, complexos, pecados e tantas outras coisas nocivas. Ele pode e quer derrubar as portas que estão impedindo o nosso bom desempenho espiritual.

Conclusão. Que a igreja jamais esqueça que existem muitos adversários, que precisamos nos armar e confiar na provisão e direção do nosso comandante maior que é o Senhor Jesus Cristo, para que todas as portas se abram diante de nós.

Deixe o seu comentário