Paginas

A Relevância do Sermão do Monte

Mateus 5.1-2

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, 2. e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Jesus dirigiu esse sermão para seus discípulos, mas parte da multidão de seguidores deve ter lhe ouvido, pois está escrito que “quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino” (Mt 7.28). Jesus subiu ao monte e assentou-se. Os mestres antigos tinham o costume de ensinar sentados. Foi uma palavra proferida quase que no pé do ouvido.

1. A essência do ensino de Jesus. O Sermão do Monte parece conter a essência do ensino de Jesus. Ele mostra a justiça de forma atraente, ao mesmo tempo que deixa evidenciada a nossa frágil espiritualidade, mas faz-nos sonhar com um mundo melhor. Nessa série de ensinos (Mateus 5 a 7), Jesus mostra que aqueles que lhe seguem devem ser diferentes. Um texto-chave do Sermão do Monte para falar desse diferencial dos seguidores de Jesus em relação ao mundo é o que diz: “Não sejam iguais a eles…” (Mt 6.8). Todo o sermão mostra o contraste entre o padrão cristão e o não-cristão.

2. A relevância do Sermão. Uma breve análise do Sermão do Monte nos mostra a importância do seu conteúdo e a relevância que ele tem para as nossas vidas hoje. As Bem-aventuranças falam do caráter cristão (5.3-12). São sinais da conduta e do caráter cristão, e as bênçãos para quem tem esses sinais na vida. A influência do cristão (5.13-16) é comparada ao sal e à luz. A justiça do cristão, mostra sua atitude para com a Lei Moral de Deus (5.17-48). A piedade do cristão deve ser mais que uma mera religiosidade (6.1-18). O cristão deve ambicionar os valores de Deus (6. 19-34), pois não é possível agradar a Deus e viver em função do materialismo. O cristão se relaciona dentro de um universo variado de pessoas (6.19-34). Para isso precisa ser sábio. O Sermão do Monte nos chama para uma dedicação cristã (7.21-27).

3. A praticidade desses ensinamentos. Mateus 5 a 7 parece representar um retiro de Jesus com seus discípulos, um típico “Acampamento de Verão”. A expressão “Sermão do Monte” foi usada pela primeira vez por Agostinho. Esse é um ensino prático de Jesus aos seus discípulos. Mesmo que à primeira vista o padrão desses ensinamentos possam parecer inatingíveis, ele é funcional. Como bem disse John Stott, “os padrões do Sermão não podem ser imediatamente atingidos por todo o mundo, nem totalmente alcançados por qualquer um”. Dizer que o Sermão do Monte é inatingível, é ignorar o propósito de Jesus; mas dizer também que qualquer pessoa pode praticá-lo, é ignorar a natureza do pecado. O ensinos de Jesus são praticáveis apenas por aqueles que já nasceram ou venham nascer de novo, conforme João 3.1-8.

4. Ser diferente. Jesus nos ensina aqui que ele quer um povo diferente, vivendo um estilo de vida completamente distinto do sistema desse mundo. Mas nem por isso precisamos ser indiferentes à realidade das pessoas ao nosso derredor. É possível ser diferente sem ser indiferente.

LEITURA RECOMENDADA

1. BENVI – Bíblia de Estudo NVI – Editora Vida
2. Contracultura Cristã, John Stott – ABU
3. Estudos no Sermão do Monte, Martyn Lloyd-Jones – Editora Fiel
4. A Psiquiatria de Deus, Charles L. Allen – Editora Betânia

Deixe o seu comentário