Paginas

Como ser diferente sem ser indiferente

As pessoas em geral estão buscando significado para a vida, paz, amor e realidade. Elas estão fazendo estas buscas nos lugares errados. O lugar ideal que deveriam procurar é geralmente o que mais ignoram, isto é, a Igreja. A razão porque fazem isso, é que não vêem na igreja a diferença que procuram, mas um conformismo com a situação ao redor. Jesus dirigiu-se a uma igreja dizendo-lhe: “Você tem fama de estar vivo, mas está morto” (Ap 3.1).

Essas palavras devem nos incomodar, pois a igreja em nossos dias vive algo semelhante. À medida que a igreja vai perdendo sua diferença do modo de ser do mundo, ela está contradizendo sua verdadeira identidade. Nada poderia ser pior para um cristão do que ouvir: “Você não é diferente das outras pessoas!”.

O Senhor Jesus Cristo veio ao mundo para chamar um povo para si mesmo, um povo “santo”, separado do mundo. Aliás, esse propósito divino vem desde o início, quando ele escolheu o povo de Israel para ser seu povo escolhido. A Bíblia diz: “Disse o SENHOR a Moisés: Diga o seguinte aos israelitas: Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês. Não procedam como se procede no Egito, onde vocês moraram, nem como se procede na terra de Canaã, para onde os estou levando. Não sigam as suas práticas. Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus decretos e sigam-nos. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês” (Lv 18.1-4). Mas ao longo da história o povo de Israel foi muito rebelde com Deus. Quando Jesus iniciou seu ministério público, ele chamou o povo para o arrependimento. Ele disse: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo” (Mt 4.17).

O Sermão do Monte parece conter a essência do ensino de Jesus. Ele mostra a justiça de forma atraente, ao mesmo tempo que deixa evidenciada a nossa frágil espiritualidade, mas faz-nos sonhar com um mundo melhor. Nessa série de ensinos (Mateus 5 a 7), Jesus mostra que aqueles que lhe seguem devem ser diferentes. Um texto-chave do Sermão do Monte para falar desse diferencial dos seguidores de Jesus em relação ao mundo é o que diz: “Não sejam iguais a eles…” (Mt 6.8). Todo o sermão mostra o contraste entre o padrão cristão e o não-cristão.

Uma breve análise do Sermão do Monte nos mostra a importância do seu conteúdo e a relevância que ele tem para as nossas vidas hoje. As Bem-aventuranças falam do caráter cristão (5.3-12). São sinais da conduta e do caráter cristão, e as bênçãos para quem tem esses sinais na vida. A influência do cristão (5.13-16) é comparada ao sal e à luz. A justiça do cristão, mostra sua atitude para com a Lei Moral de Deus (5.17-48). A piedade do cristão deve ser mais que uma mera religiosidade (6.1-18). O cristão deve ambicionar os valores de Deus (6. 19-34), pois não é possível agradar a Deus e viver em função do materialismo. O cristão se relaciona dentro de um universo variado de pessoas (6.19-34). Para isso precisa ser sábio. O Sermão do Monte nos chama para uma dedicação cristã (7.21-27).

Que nosso Senhor Jesus Cristo nos ajude a ser diferentes, sem ser indiferentes com as pessoas do nosso convívio. Ser diferente é viver como Deus quer, conforme sua Palavra (a Bíblia). E uma das coisas que Deus quer para as nossas vidas, é que amemos as pessoas e sejamos bênçãos em suas vidas.

Deixe o seu comentário