Paginas

Aprendendo a receber

As necessidades surgem de várias maneiras. Elas vêm naturalmente porque no consumir, no usufruir, no mudar e no gastar, precisamos sempre das mesmas coisas e de outras que se tornam necessárias conforme as circunstâncias. Quando as necessidades surgem, a vontade inerente é que Deus supra-nos, principalmente diante daquelas necessidades que estão além de nossa capacidade imediata de resolvê-las. Mas não é o que acontece sempre, ou pelo menos não como gostaríamos que acontecesse. O que fazer nessas circunstâncias “desfavoráveis”? Devemos tentar resolver as coisas de qualquer forma, ou será que a não solução imediata do nosso problema é uma evidência de que Deus não está interessado em nos ajudar?

A experiência tem me ensinado que Deus supre todas as nossas necessidades, é promessa bíblica: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Fp. 4.19). É bem verdade que nem tudo sai como queremos, e graças a Deus porque isso não acontece, pois assim seríamos os controladores do mundo, e precisamos lembrar que Deus continua no controle e sempre estará no trono eterno comandando tudo o que acontece no universo. Tem me ajudado muito diferenciar necessidade de vontade. Se bem que a Bíblia diz que Deus satisfaz também nossos desejos: “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração” (Sl. 37.4). Promessa como a do Salmo 23.1 nos garante o cuidado perfeito de Deus: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta”. A nossa melhor atitude é seguir a orientação da sabedoria bíblica: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal” (Pv. 3.5-7).

Deixe o seu comentário