Paginas

Carregue o seu pacote

“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. […] pois cada um deverá levar a própria carga” (Gl 6.2, 5).

Ontem visitamos algumas pessoas, e uma delas foi irmã Ana, uma senhora de oitenta e quatro anos. Ela tem passado a maior parte de seu tempo acamada devido a enfermidades. Quando lhe perguntei como estava a luta, ela disse: “A luta continua”. Eu lhe disse: “A senhora tem muito tempo para pensar”. Ao que ela disse: “Passo a maior parte do tempo orando”. Recebi essa palavra com admiração.

Naquele momento lembrei-me de Ana, uma mulher mencionada na Bíblia. Ela tinha oitenta e quatro anos, era viúva, e passava a maior parte de seu tempo no templo, jejuando e orando. Ela falava a todos sobre Jesus. Essa descrição é praticamente aplicável à nossa Ana visitada ontem.Essas duas viúvas idosas se identificam com a oração. Quando a Bíblia diz que devemos levar os fardos pesados uns dos outros, é porque podemos e devemos nos ajudar mutuamente em situações difíceis e até insuportáveis sem a ajuda de outros, pois enfrentamos problemas que como uma carga muito pesada não conseguimos carregar sozinhos. A irmã Ana recebe ajuda constante, caso contrário não conseguiria viver só. Mas mesmo na cama, ela sente que tem um pacote a carregar - o pacote da oração, que não deixa de ser um peso (compromisso), mas que é próprio dela, ninguém pode carregar por ela.

A ajuda mútua deve ser cultivada, pois algumas cargas nos são pesadas demais. Porém, existem os pacotes mais leves, e deles não devemos nos omitir de carregar, pois somente nós mesmos podemos fazer isso.Você consegue identificar suas cargas pesadas? Tem sido ajudado? Tem pedido ajuda? Por outro lado, você tem identificado seus pacotes mais leves? Tem assumido o peso deles e os carregado com prazer e compromisso, diante de Deus e dos homens? Carregue o seu pacote, ninguém deve fazer isso por você, e nem deveria, pois é seu e de mais ninguém.

Referências bíblicas: Gl 6.2, 5; Lc 2.36-38

Deixe o seu comentário