Paginas

Pecados de Omissão

INTRODUÇÃO

Um pecado freqüentemente ignorado é o de omissão.

“Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tg 4.17).

1. Leia a Bíblia e ore diariamente para ter intimidade com Jesus

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (Jo 15.4-5).

1. Quanto tempo você gasta por dia com o estudo da Bíblia e a oração?
2. Você tem estado ocupado demais para dar a Deus um tempo significativo?

2. Seja uma testemunha consistente de Jesus

“Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para mim você será responsável pela morte dele” (Ez 3.18).

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1.8).

“Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1 Pe 3.15).

1. Você tem orado pelas pessoas que encontra quase que diariamente?
2. Você procura ser bondoso, simpático, e fala de Cristo para eles?
3. Você deixa folhetos nos lugares que freqüenta?

“Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Mc 8.38).

3. Sirva a Deus com os dons que ele lhe deu

“E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito: Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens” (Ef 4.7-8; Veja Lucas 14.15-27).

1. Você busca maneira de servir a Deus ou se contenta apenas em receber?
2. Você dá desculpa por não estar servindo a Deus na igreja?
3. Você se recusa a servir, a menos que sejam trabalhos que apareçam?

4. Tome a iniciativa de romper com o seu lado fraco

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça” (Rm 6.14; Veja Hebreus 4.1).

1. Você é capaz de identificar e admitir seus pontos fracos?
2. Você está determinado a vencer os pecados ou está acomodado a eles?

“Jesus respondeu: Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado” (Jo 8.34).

5. Seja diligente no seu ministério como líder

“Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor” (Tg 3.1).

“[…] A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido” (Lc 12.48).

1. Você tem relaxado em seu serviço cristão?
2. Você tem se retraído por medo das pessoas?

“…torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos” (2 Tm 1.6).

6. Busque a Deus com intensidade

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jr 29.13).

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tg 5.16).

1. Vocês está buscando a Deus com fervor diariamente?
2. Você resiste a qualquer tipo de oração que custe alguma coisa ou demore?

7. Fuja do pecado da teoria

“Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência” (Tg 1.23-24).

“Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites” (LC 12.47).

1. Deus tem falado, mas você tem retardado a obediência?
2. Há áreas que você parece nunca progredir?

Conclusão

Arrependa-se e peça a Deus que lhe ajude na mudança

“…é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele” (Fp 2.13).

Deixe o seu comentário