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Como fazer para ser ouvido

Rick Warren

Um problema corriqueiro no meio profissional, empresarial e mesmo no lar, é a comunicação deficiente. Idéias brilhantes, planos e sugestões tornam-se inúteis se não forem comunicadas de forma eficiente. Empresas perdem anualmente bilhões em lucros potenciais por ignorarem idéias e sugestões importantes de seus empregados.

Comunicação não acontece de forma automática. Somente porque alguém está escutando o que você diz, não significa que você está sendo realmente ouvido. Felizmente existem práticas que podemos desenvolver e que nos ajudarão a saber se as pessoas estão nos ouvindo quando falamos. E o fato interessante é que essas diretrizes simples, porém profundas e atuais, encontram-se nas páginas da Bíblia.

1. Escolha a hora certa. A primeira chave para uma comunicação eficaz é a escolha do momento oportuno. Você pode estar pronto para falar, mas será que o outro, ou sua audiência estão prontos, ou mesmo querendo ouvir? Nunca solte uma bomba, aquela afirmação ou declaração surpreendente ou inesperada, se seu ouvinte não estiver preparado para recebê-la.“Porquanto há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação” (Eclesiastes 8.6).

2. Planeje sua comunicação. Pense antes cuidadosamente sobre o que pretende dizer. Quando o que precisa comunicar for grave, esforce-se especialmente para planejar a introdução e as ilustrações que lhe darão suporte. Não comece o que tem a dizer com detalhes enfadonhos que possam obscurecer os objetivos principais. Imite os diretores de cinema e TV, que vão do plano geral para a meia distância e depois para o “close-up”. Pessoas inteligentes pensam antes de falar. O que dizem, então, tem mais poder de persuasão” (Provérbios 16.23).

3. Comece pelas necessidades de seu ouvinte. A pessoa que o ouve pode estar perguntando: “Por que eu deveria estar ouvindo isso?” ou, “Que vou ganhar com isso?” Se puder responder a essas questões de antemão, então obterá atenção irrestrita de sua audiência. As pessoas vão entender que o que você tem a dizer é significativo para elas.“Falem apenas de acordo com as suas necessidades, para que possa beneficiar aqueles que ouvem” (Efésios 4.29).

4. Ouça primeiro. Geralmente temos problemas quando presumimos coisas, especialmente quando tentamos comunicar informações importantes. Antes de se concentrar no que pretende dizer, mostre-se disposto a ouvir primeiro o outro lado e entender sua perspectiva. “Sejam prontos para ouvir e tardios para falar” (Tiago 1.19).

5. Fale de forma positiva. Ninguém gosta de ouvir más notícias. Seja realista e otimista ao mesmo tempo. Ninguém é persuasivo quando fala de modo abrasivo ou negativo. Se é portador de más notícias, comunique-as de forma factual e impessoal e passe rapidamente para uma forma mais positiva e construtiva. “A pessoa madura é conhecida pelo seu entendimento. Quanto mais agradáveis suas palavras, mais persuasiva ela é” (Provérbios 16.21).

6. Esclareça suas conclusões. Faça um resumo e recapitule o que disse, de forma a ter certeza que foi corretamente compreendido. Seja específico. Reafirme suas declarações para conseguir obter concordância para as decisões propostas. “Concordem uns com os outros no Senhor” (Filipenses 4.2).

7. Termine com uma palavra de estímulo. A rota de saída – as palavras de encerramento – é muito importante. Mesmo que a discussão tenha sido acalorada e as partes tenham recebido pesados golpes, termine com uma nota positiva e de forma afirmativa. “Uma palavra de encorajamento opera maravilhas” (Provérbios 12.15).

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