Paginas

O Líder deve ser Temperante

Este requisito aponta para o caráter equilibrado (temperado) que o líder precisa ter. Esta palavra é traduzida de diversas formas, dificultando a plena compreensão do seu sentido. A palavra tem sua origem em apontar para alguém que não está bêbado.

Aqui a palavra "temperante" tem um sentido mais genérico, metafórico, indicando um estado contrário ao do bêbado. Qual a antítese de alguém alcoolizado? Ser moderado, sóbrio, alerta, vigilante, senhor de si, equilibrado, mente limpa, observador. O líder deve ser alguém capaz de pensar com clareza. Todos estes sentidos são válidos.

Outras traduções do mesmo termo em português:
Almeida Revista e Atualizada (ARA)temperante
Nova Versão Internacional (NVI)moderado
Almeida Revista e Corrigida (ARC)vigilante
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)moderado
Tradução Brasileira (TB)discreto

O líder deve ser temperante nas atitudes em geral e na conduta. Passa a idéia de autoconfiança, não extremista, alerta e atento, que é diligente em seu negócio e se dedica aos seus afazeres e encargos; é vigilante quanto a si mesmo, em suas palavras e atos; e atenta para as almas dos homens, para fazer-lhes todo o bem que pode; é equilibrado no seu corpo, é equilibrado e usa de moderação ao comer e beber, e na mente, é modesto, humilde e prudente.

O líder deve ser vigilante e alerta contra Satanás, esse sutil inimigo; deve ser vigilante quanto a si mesmo e quanto àquelas almas que estão sob seus cuidados, por quem, tendo assumido sua supervisão, ele deve aprimorar todas as oportunidades de fazer-lhes bem. Um ministro deve ser vigilante, porque nosso adversário, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1Pe 5.8).

Ser "temperado" indica que o líder da igreja deve estar livre de ações impensadas. O líder deve ser um homem equilibrado, controlado, não dado a excessos, não sonolento, mas atento e alerta, e de mente clara e arguta. Não é difícil perceber que estas são características desejáveis em um líder.

Deixe o seu comentário