Paginas

Líderes Excelentes

A Igreja vive uma crise de liderança, tanto na qualidade como na quantidade. De fato, esse é o maior problema das igrejas, falta de liderança qualificada. Essa decadência vem de famílias não funcionais.

Além disso, o materialismo, o individualismo, o hedonismo e o relativismo ocidental provocam decadência na liderança. Isso tem gerado uma geração de crentes medíocres que não conseguem ter relacionamentos comprometidos e saudáveis. Vivemos numa era onde quase tudo é descartável, inclusive os relacionamentos. Problemas e atritos geram fugas ao invés de aprendizagem crescente.

A superficialidade é tanta, que algumas igrejas procuram suprir isso com muitas atividades e programas, mesmo que não aja o poder do Espírito Santo e relacionamentos profundos. Relacionamentos não são aprendidos em cursos, livros ou seminários, mas na própria ação de nos relacionarmos.

Jesus é a brilhante Estrela da manhã (Ap 22.16). Ele nos chama para sermos estrelas que brilham no meio de uma geração pervertida e corrupta (Fp 2.15). Existem muitas estrelas, mas nem todas brilham. Existem muitos líderes bons, mas são raros os líderes excelentes que assim permanecem.

Líderes excelentes se relacionam com Deus, com o próximo e consigo mesmos com base no amor (Mt 22.36-40; 28.18-20). Sete relacionamentos nos transportam da condição de bons para excelentes. Ninguém será um líder excelente que brilha nas trevas deste mundo se não se sobressair em cada um deles, relacionando-se bem:

1. com Jesus Cristo;
2. consigo mesmo (cuidando de si mesmo);
3. com sua família;
4. com um grupo pastoral;
5. com sua equipe (equipe de trabalho);
6. com um líder pastoral, discipulador ou mentor;
7. com amigos íntimos.

Visualizamos os sete itens através de uma estrela

Líder que Brilha
1. Jesus Cristo é o centro da estrela e nada pode tomar o seu lugar de destaque. Apenas a comunhão permanente com Jesus fará a diferença e nos tronará líderes brilhantes. Como os apóstolos, devemos nos consagrar à oração e ao ministério da palavra (At 6.4).

2. Consigo mesmo. Um líder excelente que brilha gosta de si, sem ser orgulhoso (1Tm 4.16). Ele cuida de sua saúde física, emocional e espiritual. Ele se entende. Conhece seu chamado, dons, pontos fortes, vulnerabilidades e fraquezas. Esforça-se para crescer, não se acomoda, mas atribui tudo à graça de Deus (1Co 15.10).

3. Família. O líder deve ter uma família que brilha na relação entre marido e mulher, pais e filhos (1Tm 3.2,4,5,10; 5.8). A família do líder é como um farol que não pode ser escondido. Se a família não está bem, levanta sérias perguntas quanto à integridade e validade do ministério do líder.

4. Grupo pastoral. Todo líder precisa participar de um grupo que o ame, aceite e o nutra. Esse grupo o ajuda na prestação de contas e anda junto dele no dia-a-dia, encorajando-o, fortalecendo-o e, quando preciso, confrontando-o em amor. A ênfase é cuidar uns dos outros (At 20.28).

5. Equipe. Precisamos de uma equipe para realizar nosso chamado. Ninguém vai longe sozinho. Precisamos de parceiros, aliados com o mesmo chamado, que nos provoquem, estimulem e complementem. Todo líder precisa de um auxiliar, um sucessor, um escudeiro, pessoas que lhe ajudem a estender o Reino de Deus.

6. Mentor. Todo líder que brilha precisa de um mentor que se importa com ele e lhe forneça um ambiente de amor e aceitação, com graça especial para ministrar. Os outros seis relacionamentos nos mantêm saudáveis. Este nos impulsiona para crescermos e passarmos a novos níveis de responsabilidade e influência.

7. Amigos íntimos. Todo líder precisa de amizades íntimas que não se baseiam no ministério. Esses amigos esclarecem e ressaltam que há uma vida além da igreja e do ministério, que é preciosa e precisa ser desfrutada. O ideal é ter um ou dois amigos íntimos do mesmo sexo, e se casado, um casal com amizade especial.

Quantos, desses sete relacionamentos, funcionam bem em sua vida? Vale a pena investir nessas áreas. Se para você falta alguma ponta da estrela, corra atrás dela! Não fique acomodado, não se contente em ser apenas bom.

Perguntas para reflexão (individual e em grupo pequeno)
1. Que nota, de 0 a 10, você daria a si mesmo em cada um dos relacionamentos ressaltados aqui?

2. Em qual das sete áreas você mais gostaria de melhorar? Por quê?

3. Ninguém consegue brilhar no seu campo ou na sua especialidade sem dedicação ou disciplina (Pv 1.2,3,7). O que você precisa mudar em seu estilo de vida se quiser realmente brilhar?

Deixe o seu comentário