Paginas

Quem trabalha bem vai além

Um distintivo dos seguidores de Jesus é ir além da conveniência, do normal, do trivial. Ele ensinou a oferecer a outra face, a deixar a capa para quem pede a camisa, e a andar a segunda milha (Mt 5.38-42).

Tomo um medicamento que só pode ser comprado com receita médica. Por isso, sempre que o remédio acaba, procuro qualquer clínico geral para me passar uma receita para que eu possa ir até a farmácia. Alguns médicos parecem não gostar de fazer isso. Já tive que explicar que o remédio foi receitado por um médico que mora noutra cidade e por isso tenho que proceder assim.

Mas, o que me leva a escrever sobre isso foi a forma como fui atendido hoje no pronto atendimento do hospital. O local estava cheio de pessoas que esperavam ser atendidas. Dirigi-me ao balcão de atendimento para pedir a consulta. A atendente disse que tinha nove pessoas na minha frente e que o tempo de espera seria de aproximadamente uma hora e meia a duas horas e que alguns médicos não gostam de passar essa receita. Mas, se eu não me incomodasse, ela poderia falar com um ginecologista que ele me atenderia dentro de poucos minutos. Aceitei de pronto, pois ganhei tempo e a presteza da atendente. Ela foi muito prestativa e elegante.

Depois disso passei por mais dois locais fora do hospital que me atenderam muito bem. Essas experiências me fizeram pensar naqueles profissionais com a seguinte frase: Quem trabalha bem vai além. Todos eles, com destaque para a atendente do hospital me deram um excelente atendimento, e fizeram muito mais do que deviam.

Jesus disse: “[...] se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?” (Mt 5.46-47). Note a expressão, “que fazeis de mais?”. Essa é a reflexão que quero deixar aqui. Não apenas devemos fazer bem o que for do nosso ofício, mas devemos ir além, com presteza e bondade. De Jesus está escrito: “Tudo ele tem feito esplendidamente bem” (Mc 7.37). Deus nos ajude a segui-lo.

Deixe o seu comentário