Paginas

O Verdadeiro Cristão é Perseverante

A minha palavra chave para 2010 é “perseverança”. Essa convicção me veio por ocasião do aniversário de nossa igreja, quando comemoramos durante uma semana o nosso Jubileu – cinquenta anos de perseverança pela graça de Deus. A perseverança tem o efeito de fazer as dificuldades desaparecerem, mesmo que elas continuem presentes. A perseverança tem mais poder que a força e conduz ao êxito, pois nos leva a tentar sempre mais uma vez até a vitória. Quero ser perseverante como as ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para recomeçar. Quem persevera cresce, amadurece, frutifica, vence. A convicção e a perseverança são irmãs. Os perseverantes são firmes.

A perseverança identifica o verdadeiro cristão. “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32). Os verdadeiros discípulos de Jesus são os que perseveram. Isso é o que menos acontece hoje em dia. É como diz a parábola do semeador; dos quatro tipos de terrenos onde caiu a semente da palavra de Deus, apenas um frutificou com perseverança (Lc 8.4-15).

A perseverança santifica o verdadeiro cristão. “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). A salvação do cristão tem três tempos – a justificação no passado, a santificação no presente, e a glorificação no futuro. Em outras palavras, o verdadeiro cristão pode dizer que foi salvo, que está sendo salvo e que será salvo. É por isso que a Bíblia diz que Deus nos conheceu, predestinou, chamou, justificou e glorificou (Rm 8.29-30). Os verbos estão todos no passado porque Deus não depende do processo do tempo como nós; para ele tudo é fato consumado. No presente estamos vivendo o processo da santificação, e isso requer perseverança. Note que o texto acima citado diz que Deus começou a fazer boa obra em nós e que há de completá-la até o nosso encontro eterno com o Senhor Jesus. É assim que Deus nos santifica, ao longo da caminhada. Ele espera para ter misericórdia de nós (Is 30.18), o que vale dizer que devemos ter paciência com as nossas imperfeições e perseverar no desenvolvimento da nossa salvação (Fp 2.12).

A perseverança glorifica o verdadeiro cristão. “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma” (Lc 21.19). Nas palavras de Jesus, quem não perseverar obviamente não chegará lá. Ele disse: “Aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mt 10.22). Muitos têm desistido ao longo do caminho e já não querem andar com Jesus (Jo 6.66). Mas isso já estava previsto. A Bíblia diz: “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos” (1Jo 2.19). Só reinarão com Cristo os que perseverarem (2Tm 2.12).

Mesmo falando desse modo, não quero deixar nenhuma sombra de dúvida que a salvação eterna de nossas vidas é exclusivamente pela graça de Deus, e não pelo mérito de nossa perseverança (Ef 2.8-9). Mas, o fato de sermos salvos pela graça de Deus, não dispensa a necessidade de perseverar. O apóstolo Paulo persuadia aos que creram a perseverar na graça de Deus (At 13.43). A perseverança não é um meio e não é um mérito para a salvação, mas é uma evidência indispensável de que alguém é de fato salvo em Cristo Jesus.

Portanto, corramos com perseverança a corrida cristã, olhando firmemente para Jesus o Autor e Consumador da fé (Hb 12.1-2). Perseveremos em obedecer a palavra de Deus, perseveremos na comunhão e nas orações (At 2.42). Todos os que perseveram firmes são felizes (Tg 5.11). Nunca desista. Persevere sempre.

Deixe o seu comentário