Paginas

Reflexões a respeito do Simpósio de Células

O histórico simpósio de células foi realizado nos dias 23 a 25 de junho. Alguns que leem esta circular estiveram presentes. A maioria dos leitores não esteve. As apresentações em PowerPoint devem estar disponíveis em breve, para que você possa baixá-las (acompanhe pelo site www.cellsymposium.com).

Pessoalmente, senti que o simpósio foi uma “verdadeira tempestade” de bênçãos de Deus na vida e ministério do Dr. Ralph Neighbour. Ralph acabou de completar 80 anos e tem décadas de experiência de igreja em células. Eu o chamo de GURU do ministério igreja em células, e Deus o capacitou de maneira única para reunir pastores de todo o mundo para esse evento. Ele está transmitindo sua experiência de anos de ministério de igreja em células a uma nova geração. Quando compartilhei o café da manhã com Ralph Neighbour um dia antes de partir, meu coração se encheu de alegria pela vida de um pioneiro que abençoou o corpo de Cristo com tantas verdades tão penetrantes.

Muitos consideraram que o ponto alto do encontro foi quando Mario Vega humildemente pregou a respeito da unção de Deus, e como ele a havia recebido. Ele então perguntou quem gostaria de receber a unção de Deus, que viesse à frente para oração. Pareceu-me que todos fomos para frente!

Dion Robert, pastor da igreja Baptist Works and Mission (193.000 membros) na Costa do Marfim, exortou os norte-americanos a receberem de pastores estrangeiros. Ele disse: “Quando vocês vêm para a África, nós humildemente recebemos a mensagem de vocês. Por que razão vocês agora não estão dispostos a ouvir de nós?” Tantas vezes nós, norte-americanos, descartamos o que está ocorrendo no exterior, dizendo: “Isso não vai acontecer aqui. Nossa cultura é tão diferente”. Durante o simpósio, Deus usou muitas vozes de todos os cantos do mundo para compartilhar o ensino ungido aos que estavam presentes.

Entrevistei Dion Robert quando viajamos juntos do aeroporto de Dallas até Waco, Texas (2 horas). Dion insistiu em carregar as malas para mim. Ele não permitiu que eu sentasse no banco de trás, e pediu-me que sentasse na frente. Ele tem uma conduta muito humilde, mas possui convicções muito firmes.

Dion vê a sua igreja como um exército. Seu objetivo é fazer discípulos, não frequentadores de igreja. Ele aprendeu como organizar seu exército lendo Números 18, em que Jetro explica a Moisés como organizar o povo em grupos de 10, 100 e 1000. Eles são um exército e compartilham a visão, mensagens nas células e ministérios. Sua mensagem principal está baseada em Lucas 4.18,19 — libertação dos cativos.

Para mim, a parte favorita do simpósio foi conectar com pessoas que compartilham uma visão parecida.

Deixe o seu comentário