Paginas

Implantação Simples de Igrejas

Há alguns anos, falei em um seminário na Flórida. A igreja anfitriã pediu que eu me reunisse com a equipe pastoral, e um dos pastores fez perguntas relativas à sua rede de grupos pequenos. Ele queria saber o que deveria fazer quando sua rede atingisse a terceira geração de multiplicação de grupos pequenos. Sua expectativa era que eu o ajudasse com meu conhecimento a respeito de estruturas de supervisão de grupos pequenos em megaigrejas. Rapidamente passaram em minha mente os diferentes casos de estudo e variáveis, mas minha resposta não foi muito convincente — e eu deveria ser o expert no assunto! De repente, ficou claro para mim que a igreja deve simplificar. Os membros se tornaram uma massa grande e complicada demais em sua busca pelo status de megaigreja. Com ousadia, declarei:

Sua igreja se tornou complicada demais, porque vocês cresceram demais. O fato de estarmos falando a respeito de camadas múltiplas de multiplicação geracional me diz que você precisa simplificar o processo. Você precisa implantar novas igrejas. Ceda algumas dessas camadas de multiplicação a uma nova igreja. Não tente descobrir como manter todos debaixo do mesmo teto. Deus quer transformá-lo num movimento de implantação de igrejas, em vez de fazer com que sua igreja cresça cada vez mais.

Eu mesmo fiquei surpreso com minha resposta. Durante muitos anos promovi estruturas complicadas de supervisão em megaigrejas em células e escrevi livros que ajudassem as pessoas a entendê-las. No entanto, comecei a perceber que pouquíssimas igrejas eram grandes o suficiente para compreender o que eu estava escrevendo. Também ficou claro para mim que igrejas menores tinham a vantagem adicional de ser muito menos complicadas!

Eu me alegro com as maiores igrejas em células do mundo. No entanto, creio que a GRANDE maioria das igrejas em células jamais chegará a esse ponto. A maioria terá o seu foco em movimentos de implantação simples de igrejas.

Daqui a duas semanas no máximo, será lançado meu novo livro, Planting Churches that Reproduce [Implantando Igrejas que se Reproduzem] (O Ministério Igreja em Células planeja publicar esse livro em português até março/2010). Durante dez anos fiquei “ruminando” o assunto. Lembro-me de um seminário que dei no Uruguai em 1998. Alguns missionários da Igreja Batista do Sul vieram me procurar, dizendo: “Seus estudos a respeito das maiores igrejas em células do mundo são ótimos, mas como você implanta uma igreja em células do zero? Estamos aqui no Uruguai começando do nada. O que devemos fazer?”. As perguntas deles — e minha falta de respostas — me fizeram começar a pesquisar a respeito da implantação de igrejas em células. E o resultado disso é esse livro.

O escritor e professor Leonard Sweet escreveu uma recomendação para o meu livro Planting Churches that Reproduce, dizendo: “Existe um velho ditado: ‘Melhor tarde do que nunca, mas melhor ainda nunca tarde!’”. Onde esteve este livro? Como a igreja seria diferente hoje se a pesquisa inestimável de Comiskey estivesse disponível dez anos atrás? Não descubra Comiskey daqui a dez anos e exclame: “Onde eu estive todos esses anos? Este é o livro que precisávamos e pelo qual esperávamos”.

Deixe o seu comentário