Paginas

O que significa carregar a cruz?

No nordeste, algumas pessoas referem-se às dificuldades da vida como “uma cruz pesada”. Não é raro ouvir alguém dizer: “Essa é minha cruz”, para falar do marido, filho, desemprego, perseguição… Seria esse o real significado de tomar a cruz? Jesus disse: “[…] Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. Qual é a sua cruz? Seria a cruz sinônimo de problemas comuns a todos? Tomar a cruz é algo proposital. Jesus disse: “Se alguém quiser”; segundo: a cruz é decorrente de acompanhar Jesus; terceiro: a cruz tem a ver com minhas renúncias, certamente relacionadas com os interesses de Deus, não os meus. Por isso que existe dificuldades quando decidimos fazer a vontade de Deus, pois temos que enfrentar nossa vontade e a vontade da maioria que não quer nada com Deus. Portanto, tomar a cruz é o mesmo que seguir Jesus. Referências bíblicas: Lc 9.23; 2 Tm 3.12

Deixe o seu comentário