Paginas

O Desafio da Integridade Sexual

A Integridade Sexual é um grande desafio. O empenho para manter nossa sexualidade saudável, depende de um esforço consciente e proposital por parte de todo homem e de toda mulher em menor ou maior intensidade. Recomendo dois excelentes livros nessa área: "A Batalha de Todo Homem" e "A Batalha de Toda Mulher" - ambos da Editora Mundo Cristão. Considere os seguintes pontos:

1. Comparações. Além de nos compararmos, comparamos nosso cônjuge a outras pessoas. Isso é uma insensatez (2Co 10.12). Haverá sempre pessoas atraentes a nós, mas não é esse o nosso padrão de valorização sexual. A pessoa que amamos não deve ser comparada, ela é única (Ct 4.7). O cônjuge lhe basta. Devemos decidir e cultivar satisfação sexual apenas com nosso próprio cônjuge.

2. Prevenção. A prevenção evita o pecado (Pv 19.2). O dito popular diz: É melhor prevenir que remediar". Devemos fugir da imoralidade (1Co 6.18; Cl 3.5). Cuidado com o uso da Internet, e-mails, e salas de bate-papo. Como bem disse Shannon Ethridge: "A fim de evitar queimaduras, sugiro que façamos amizades apenas com pessoas reais em nossa vida (e não pessoas virtuais)". Não veja e não leia nada na área sexual que não gostaria que outros soubessem.

3. Fantasias. Será verdade que para as mulheres, o orgasmo é dez por cento físico e noventa por cento mental!? Onde ficam os homens? Fantasiar com alguém durante o sexo que não seja o cônjuge, é fazer sexo mental com a outra pessoa que se torna o centro do prazer no ato. Isso é ser infiel na mente. Mesmo que as fantasias não se concretizem, Deus vê nosso coração (1Sm 16.7).

4. Masturbação. Em geral, a masturbação é mais um vício que uma necessidade. Conquanto ela seja uma válvula de escape da tensão sexual para os solteiros, quase sempre não é acompanhada de pensamentos puros e dignos de louvor (Fp 4.8). A masturbação une coração e mãos para se fazer o que não dignifica quem a pratica nem honra quem se torna alvo da intenção (Sl 24.3-4).

5. Desejos. Os desejos pecaminosos são como feras que nos espreitam (Gn 4.7). Precisamos aprender a viver satisfeitos com desejos insatisfeitos. Sentir-se atraído por outras pessoas é inevitável; a questão é o que fazer depois disso. A tentação sexual não é pecado (Hb 4.15-16), mas devemos querer e crer no livramento do Senhor (1Co 10.13). O desejo jamais deve dá vazão para a ação.

Em geral, dez por cento das pessoas não têm problemas na área sexual. Outros dez por cento da população é viciada em sexo. Enquanto oitenta por cento vive nesse universo intermediário da luta com a integridade sexual. O sexo é maravilhoso quando usufruido no tempo devido e com a pessoa com quem selamos o nosso amor. Integridade sexual é o melhor modo de valorizar o sexo.

4 Comentários

Anônimo disse...

Ok,aqui diz que nao posso mastur....por que penso em outra pessoa!e se eu estiver pensando em minha espossa??

Antonio Francisco disse...

Olá Anônimo!

É claro que na prática sexual há lugar para fantasiar, mas, por que se masturbar pensando na esposa se você pode concretizar a fantasia? Continuo achando que masturbação é uma válvula de escape para adolescentes e solteiros (não necessariamente), mas algo desnecessário para um casado. Masturbação para um casado parece ser mostra de um vício ou falta de maturidade sexual.

Um abraço para você.

Antonio Francisco.

Anônimo disse...

e se minha esposa morreu e eu nao quero mauis casar mais sinto necessidade de me aliviar seria pecado se eu fizesse tau coisa pensando nela

Anonimo 2 disse...

Pessoal, comigo aconteceu a mesma coisa, minha noiva faleceu, e eu nao consigo mais sentir nada por outras mulheres por enquanto, estou completamente fechado...consigo apenas lembrar dela, dos nossos bons momentos e tambem gostaria de saber se existe algum tipo de problema (na verdade digo problema mais no quesito espiritual, se isso pode me prejudicar ou prejudicar a ela) eu realizar este prazer pessoal com ela em meus pensamentos.