Paginas

Falecimento de Elizabeth Alcântara

"Os justos são tirados para serem poupados do mal" (Is 57.1). Lembrei-me desse versículo bíblico enquanto conversava com o Pr. Rogério Carolino Chaves, genro da irmã Elizabeth Alcântara que faleceu hoje. Ela deixará muitas saudades. A despeito das muitas dificuldades que enfrentou, ela vai deixar para todos nós um exemplo de temor a Deus. Louvamos a Deus por sua vida. Cremos que ela está na santa e abençoada presença do Senhor e que um dia nos encontraremos para ficarmos para sempre juntos.

A Bíblia diz que "preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos" (Sl 116.15). Isso deixa claro que Deus tem uma maneira bem diferente de considerar a nossa morte. Ele é o criador, o preservador e o redentor de nossas vidas. Em sua soberania ele sabe muito bem o que faz. A gente chora pela morte de nossos queridos e isso é justo e compreensivo. Por outro lado, a Bíblia diz que "Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem" (Lc 20.38). Em outras palavras, na perspectiva de Deus continuamos vivos, mesmo depois da morte.

Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?" (Jo 11.25-26). Em Jesus não morremos para sempre, mas vivemos eternamente. Ele disse também: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (Jo 5.24).

Há três tipos de morte: 1) A morte espiritual, na qual todos nascem: "Ele (Cristo) vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" (Ef 2.1). Essa morte é espiritual. Mesmo tendo vida biológica, nascemos mortos espiritualmente. 2) A morte física. Essa é a morte que mais tememos, mas é a que tem menor implicação: "aos homens está ordenado morrerem uma só vez" (Hb 9.27). A morte física é apenas uma passagem rápida para a eternidade. 3) A morte eterna. Essa é a pior. A Bíblia fala de um homem que morreu, foi sepultado, e no inferno passou a ser atormentado (Lc 16.22-23). Um outro foi chamado de louco porque viveu apenas para si mesmo e não para Deus (Lc 12.20-21). Graças a Deus que Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Ele disse: "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo" (Jo 10.9). Você já está salvo?

Deixe o seu comentário