Paginas

O recomeço pode ser melhor

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Pv 28.13). Sempre é possível recomeçar.

Nesta vida somos sempre aprendizes. Tudo o que nos acontece contribui para isso, sejam experiências positivas ou negativas. Os remédios amargos não são menos eficientes que os doces. Deus está agindo em tudo para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28). Crer nisso faz toda a diferença.

Um exemplo de recomeço foi Thomas Edison, o gênio inventor americano. Em 1914 seu laboratório que valia milhões foi incendiado com prejuízo total. Enquanto os bombeiros tentavam apagar o incêndio, Edison que tinha 67 anos observava serenamente a cena, vendo o trabalho de toda uma vida ser consumido pelas cinzas. Depois de longo silêncio Edison disse: “Existe um grande valor num desastre como este. Todos os nossos erros são queimados. Graças a Deus e podemos começar tudo de novo”.

É admirável a capacidade de Thomas Edison de começar de novo. Até o incêndio ele tinha passado três anos tentando inventar o toca discos. Três semanas após o desastre ele conseguiu. Às vezes precisamos recomeçar das cinzas para aprendermos que o fogo que consome nossos melhores projetos, pode iluminar nossa mente para algo que até então não tínhamos percebido. Sempre é possível recomeçar, pois, até que desistamos, há uma saída para o improvável. Está escrito que “ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se” (Pv 24.16). Que não venha nenhum incêndio e que ninguém caia. Mas se isso chegar a acontecer, que seja usado como um novo impulso para recomeçar e não para desistir das conquistas.

O filho pródigo (Lc 15.11-32) já tinha assumido o perfil de escravo, mas pôde recomeçar como filho amado e restaurado. Deus tem um banquete preparado para quem caiu, para quem errou, para quem acha que não tem mais saída. Quando a única visão for de folhas secas, devemos lembrar que as raízes ainda estão fincadas e que voltará o tempo das folhas verdes e dos frutos. Nada precisa ser como antes, para os que esperam em Deus.

A mesmice é própria dos cemitérios. Quem está vivo pode recomeçar sempre, e isso pra melhor.

Deixe o seu comentário