Paginas

Temor ao Senhor

Quézia Linhares

Lendo a história do povo de Israel, fiquei pensando na mudança que ocorreu do temor ao Senhor. Que mudança! Precisamos levar em consideração que estamos na era da graça, mas o temor e reverência ao Senhor não podem desaparecer.

Será que os dez mandamentos estão sendo obedecidos? Eles são inegociáveis e não se alteram com o tempo. Onde está o temor a Deus? Quantas vezes tomamos o nome do Senhor em vão! Segundo os historiadores, os escritores judeus tinham uma pena separada para escrever o nome do Senhor, tamanho era o temor a esse nome santo.

Quando os israelitas chegaram ao Monte Sinai, Moisés subiu ao monte para encontrar-se com Deus. Que maravilha! Parece-me que era freqüente esses encontros, eles conversavam. Deus revelava seus segredos a esse grande homem. Deus mandou Moisés dizer ao povo para se purificarem durante dois dias, lavarem suas vestes pois Ele iria descer no monte no terceiro dia, as pessoas, animais e nem os sacerdotes poderiam aproximar do monte pois o Senhor estava manifestando a sua glória.

O povo, vendo os trovões, relâmpagos, som de trombeta e o monte fumegando, tremeu assustado e pediu a Moisés para ele mesmo falar pois temia a morte. Interessante a resposta: “Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar” (Ex. 20.20). O temor a Deus nos impede de pecar.

Será que a ausência desse temor tem facilitado chegarmos perto do pecado? Que nunca desapareça nosso temor e reverência ao Santo e Poderoso Senhor.

Deixe o seu comentário