Paginas

As recompensas da fé

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6).

As vantagens da fé têm recebido reconhecimento da própria ciência. Médicos têm constatado que pacientem religiosos que acreditam numa força sobrenatural, num credo, enfim, em Deus, mostram mais rapidez no restabelecimento da saúde.

Mas não quero falar da fé na fé, e sim do fundamento da fé, pois a fé não é um fim em si mesma; refiro-me à fé em Deus conforme a revelação bíblica. Essa é a fé que vence o mundo, a fé daqueles que são nascidos de Deus (1 Jo 5.4). Isso nos eleva a um nível diferenciado de olhar para a vida. Não nos limitados ao mundo visível, palpável e lógico, mas vivemos também na realidade abstrata e real do mundo espiritual, “porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Co 5.7).

Gosto das palavras de Max Lucado quando disse: “A fé é um pássaro que canta enquanto ainda é noite”. A fé é mais que uma força de expressão, pensamentos positivos ou força da mente. Ela é uma virtude espiritual que Deus nos dá graciosamente (Ef 2.8). A fé pode referir-se ao corpo de doutrinas ou à confiança pessoal, mística e espiritual que se tem e se exercita.

Basta ler o capítulo 11 da carta aos hebreus no Novo Testamento, para se ter uma idéia das recompensas da fé. Ao contrário do que parece, quem vive pela fé, vive com certeza e convicção, mesmo esperando e ainda não vendo o que se espera. A fé dá entendimento superior e proporciona um padrão de vida mais excelente, de modo que mesmo depois de mortos, aqueles que viveram pela fé continuam influenciando com a vida que tiveram. Vivendo pela fé, alguém chegou a ser arrebatado sem morrer para viver no céu. A fé nos leva a fazer o que ninguém mais faria em circunstâncias adversas. A fé nos leva a ir além em busca de territórios maiores e melhores. Podemos até não conseguir tudo, mas é isso mesmo que envolve a fé, a busca de sempre mais.

A pessoa que vive pela fé vive num mundo que somente ela mesma vê.

Deixe o seu comentário