Paginas

A igreja está sendo edificada

Jesus disse: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18 – ERA). O próprio Jesus é a pedra onde sua igreja está fundamentada e sendo edificada. Nada pode prevalecer contra ela.

Jesus edifica sua igreja, mas nós também temos participação direta nessa edificação. A Bíblia diz: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular” (Ef 2.20). E mais: “Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” (1 Pe 2.5). Estamos também construindo a igreja. E mais que isso, somos parte integrante dessa construção como pedras vivas na casa de Deus que é a Igreja.

Chamo sua atenção para uma passagem bíblica que muito nos fala sobre a edificação da igreja: “Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo” (1 Co 3.10-15).

A nossa capacidade na edificação da igreja vem da graça de Deus que nos foi concedida. Assim, capacitados por Deus, podemos contribuir com a edificação da igreja. Nessa edificação devemos ser sábios, sabendo que o alicerce da igreja é Jesus Cristo, o que não nos permite pensar em nenhum outro fundamento.

A Bíblia diz: “Veja cada um como constrói”. Cada um de nós é responsável por sua parte na construção, pois conquanto a igreja seja uma coletividade, a construção diz respeito a cada um individualmente. Ninguém substitui ninguém.

A construção tem sempre como fundamento a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Se ele não for o fundamento a construção não tem nada a ver com a igreja. A igreja é dele e somente nele ela é construída.A Bíblia compara a qualidade da construção de cada um de nós com materiais que não perecem e perecíveis. Se nossa construção for como ouro, prata ou pedras preciosas, diante do fogo provador no último dia, ela permanecerá e receberemos recompensa.

Por outro lado, se o que construirmos for como madeira, feno ou palha, tudo será queimado e teremos prejuízo. Mesmo assim tais pessoas serão salvas, como quem escapou do fogo. Acho que ninguém quer entrar no céu chamuscado.

A grande lição é que devemos aprender a servir a Deus pensando que teremos uma prestação de contas a fazer com Deus. A salvação é pela fé em Cristo, mas a recompensa que Jesus trará consigo será dada a cada um de acordo com suas obras. Somos salvos pela graça mediante a fé, mas junto a isso não podemos esquecer que fomos salvos para as boas obras (2 Co 5.10; Ef 2.8-10; Ap 22.12).

Deixe o seu comentário