Paginas

A Bíblia é, a Bíblia faz

7 A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. 8 Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. 9 O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. 10 Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro. 11 Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria a mim, teu servo, e eu sou recompensado quando lhes obedeço. 12 Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. 13 Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti. 14 Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor!” (Sl 19.7-14 – NTLH).

No 2º domingo de dezembro, comemora-se o Dia da Bíblia. Na verdade todo dia é dia de Bíblia, mas é importante ter um dia para se enfatizar e estimular a leitura, o estudo e a meditação na Palavra de Deus. Essa prática vem do século XVI, mas só começou a ser praticada no Brasil no século XIX.

Todos os livros são escritos para informar, mas apenas a Bíblia foi escrita para transformar. Ela “é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).

A Bíblia é perfeita porque tem origem em Deus (2 Tm 3.16). Ela revigora a nossa alma dando-nos forças para viver como Deus quer. Ela é digna de confiança e torna sábias as pessoas simples, aqueles que ainda não são bem desenvolvidas; e para os maduros ela dá mais sabedoria ainda. A Bíblia alegra o coração de seus leitores.

Todos os ensinos da Bíblia são claros e retos, iluminando nossas mentes para discernirmos o que convém para viver com qualidade. A Bíblia é justa e verdadeira. Seu valor excede o do ouro puro e o prazer que ela proporciona é mais doce do que o melhor mel. Somos advertidos de que há grande recompensa em obedecer a Bíblia.

Somos incapazes de discernir nossos próprios erros. Nossa natureza pecaminosa nos engana facilmente, mas a Palavra de Deus detecta tudo e pode nos absolver até mesmo dos pecados que até desconhecemos e nos ajuda a negar a prática dos pecados que tencionamos cometer. Que outro livro no mundo faria isso?

É conhecida a expressão que diz: “A Bíblia lhe afastará do pecado ou o pecado lhe afastará da Bíblia”. As duas coisas não se misturam. Há medida que lemos, estudamos, meditamos, e praticamos o que a Bíblia diz, o pecado perde força em nossas vidas. Mas, se por outro lado deixamos de viver a Palavra de Deus, o pecado nos domina de forma incontrolável e uma frieza maligna nos afasta de Deus.

As palavras de Deus a Josué são para cada um de nós: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Js 1.8).

Deixe o seu comentário