Paginas

A Igreja Celular

Estamos nos tornando uma igreja que vive em função das células. Estamos aprendendo que “a igreja não forma células; antes, as células formam a igreja!”. A célula é a igreja; as células juntas continuam sendo a mesma igreja como o Corpo de Cristo. A célula é a igreja em miniatura.

O apóstolo Paulo disse: “Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo” (Fp 3.13-14). Em nosso atual contexto de igreja, essas palavras significam que devemos nos concentrar numa coisa: ser uma igreja em células. Tudo o mais deve ser filtrado nisso.

Ser uma igreja em células, é mais do que receber informações, é encarnar todo um estilo novo de ser igreja. Devemos todos falar concordemente em favor disso, unidos num só pensamento e num só parecer (1 Co 1.10). Sendo esse nosso propósito comum, cresceremos em comunhão e nossa vitalidade não será pequena.

Nossa concentração em ser uma igreja celular, faz com que deixemos de lado coisas sem importância, para nos aplicarmos ao que de fato merece nossa dedicação. Por sabermos o que queremos, podemos tomar decisões com mais facilidade, pois tudo o que contrariar o propósito de ser uma igreja em células, deixaremos de lado.

Como a luz concentrada do raio laser, miremos na mesma direção, e nos empenhemos com a máxima consagração, para cortar as barreiras de obstáculos que se levantam para dificultar nosso bom desempenho cristão. Vamos esquecer velhos paradigmas, deixar as várias programações, e nos envolvermos com uma só coisa: células.

3 Comentários

Alice disse...

... mas, isso é sério ?
abraços fraternos.

Antonio Francisco. disse...

Alice, não entendi bem quando você pergunta se é sério. Você pergunta se é sério porque não concorda e acha exagerado o que escrevi, ou pergunta se é sério porque gostou e concorda?

O que escrevi sobre "Igreja Celular" é o que creio mesmo. Talvez muitos leitores tenham uma imagem distorcida do que seja uma "igreja em célula". Isso todavia não subestima ou mancha o que a Bíblia diz sobre o assunto.

Antonio Francisco.

Denilson Cunha disse...

Antonio,
Não entendi o comentário da Alice, e consigo enxergar que muitas pessoas visualizam a igreja mais como um edifício do que como "Cristo em nós, a esperança da glória".
Quando você diz "Ser uma igreja em células, é mais do que receber informações, é encarnar todo um estilo novo de ser igreja", na realidade não há nada novo nesse estilo, estamos sim voltando ao princípio do ensino de Cristo, onde o foco está no relacionamento, do viver em comum, onde todos são membros uns dos outros, vivendo a verdade das Boas Novas.
Depois da institucionalização da igreja por Constantino, os valores centrais do cristianismo foram substituídos pelos valores centrais do homem.
portanto, creio que o "novo" é na realidade, o ensino primário de Cristo, a centralidade da fé no filho de Deus.
Precisamos VOLTAR a viver o evangelho ensinado por Jesus Cristo, mesmo que para muitos isso pareça aberração.
Parabéns pelo texto.
Denilson