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Competência profissional

Hoje, pela segunda vez, estive numa empresa administrada por um colega onde outros amigos também trabalham. Fui a convite para levar uma reflexão para os funcionários. Achei interessante que no caminho, percebi que havia um grupo de pessoas na entrada da prefeitura municipal realizando um culto.

Graças a Deus que o evangelho tem sido cada vez mais ouvido. É verdade que muitos apenas ouvem e não se comprometem com sua essência. Mas, se é verdade que “a fé vem por se ouvir a mensagem” (Rm 10.17), que ela continue sendo anunciada, pois a palavra que sai da boca de Deus não voltará para ele vazia (Is 55.11).

Foi muito agradável o tempo com os funcionários e os colegas naquela empresa. Procurei ser prático e chamá-los para uma reflexão que os motivasse ao crescimento pessoal e profissional. Algo que os fizesse querer rever seus valores, prioridades e produtividade. Quero compartilhar aqui o que falei para eles:

1. Prezando pelo caráter. Não me canso de repetir as palavras de D. L. Moody: “Caráter é o que o homem é no escuro”. Caráter é o que somos de fato. Um profissional pode ser competente, mas se ele for um mal caráter, ele prejudicará a empresa, mais cedo ou mais tarde. Então, esse é um aspecto primordial na escolha de um profissional. O fruto do Espírito é um excelente teste de caráter (Gl 5.22-23). Quando a Bíblia fala das qualidades um líder, não prioriza competência acadêmica, mas sim qualidades morais (1 Tm 3.1-7).

2. Servindo a Deus. Todos nós somos motivados por algo. Ninguém vive sem motivação. A Bíblia diz que os trabalhadores devem fazer tudo de coração, como para o Senhor, e não para os homens. Um profissional crente não pode esquecer jamais que é a Cristo, o Senhor, que ele está servindo. Essa palavra também se aplica aos patrões que devem dar aos seus funcionários o que é justo e direito (Cl 3.23-4.1). Se a motivação do profissional estiver acima do salário e da ocupação em si, ele será um excelente profissional, uma vez que Deus é o seu patrão por excelência.

3. Valorizando o cliente. Nenhuma empresa sobreviverá se não tratar o seu cliente com importância, com qualidade. Alguns profissionais atendem os clientes como se eles fossem inconvenientes e indesejados. Isso pode afastar a clientela desse tipo de estabelecimento. Às vezes os maiores inimigos de uma empresa são seus funcionários incompetentes e desqualificados. A Bíblia diz: “Em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam” (Mt 7.12). O profissional deve se colocar no lugar do cliente e oferecer-lhe o atendimento que ele gostaria de receber.

4. Vivendo com qualidade. A competência de um profissional não deve se restringir ao ambiente de trabalho, mas deve ser um estilo de vida. Ouvi da esposa de um missionário que mantinha suas gavetas sempre bem arrumadas. A razão disso é que ela queria deixar tudo em ordem quando tivesse que sair desta vida. A Bíblia diz: “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força” (Ec 9.10). Se algo merece ser feito, que seja feito com qualidade. A qualidade profissional deve ser um reflexo da qualidade de vida em todas as áreas.

Que a qualidade profissional maximize as pessoas, mesmo que tenha que minimizar as coisas, pois o contrário é o que tem acontecido. Deus nos ajude.

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