Paginas

Tudo está ligado com tudo na vida cristã

Pascal certa vez escreveu: “O menor movimento afeta toda a natureza; uma pedra pode alterar todo o oceano. Do mesmo modo, no reino da graça, a menor ação afeta tudo por causa das suas conseqüências; portanto, tudo deve ser levado em conta”. Tudo em nós está ligado com tudo na vida cristã. O universo e o Reino de Deus são interligados, e cada um de nós faz parte dessa conexão.

Tudo o que temos deve ser trocado pelo Reino dos céus, mesmo que o tudo que temos não passe de cinco pães e dois peixes, pois a alegria que ele proporciona é maior que tudo o que já conquistamos. Aquele que deixar tudo para seguir Jesus, certamente receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna. Mas essa dedicação plena deve ser demonstrada na obediência a tudo o que Jesus ordenou, porque ele prometeu que estará sempre com cada um de nós até o fim dos tempos. Então, devemos confiar em sua direção e provisão, já que tudo é possível àquele que crê.

Nossa entrega a Jesus precisa de expressão prática. Alguém disse que a última coisa que se converte em nós é o bolso. Isso implica que não devemos dar apenas do que nos sobra, mas tudo o que temos para viver. Que tal arrastar para um lado o que tem nos ocupado e passar a seguir Jesus? É preciso levantar-se e deixar tudo para segui-lo. As palavras de Jesus não deixam dúvidas: “Qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”. Quem assim fizer será abençoado, mas nunca deve se gloriar por fazer algo como servo de Jesus, pois nunca faremos mais do que nos cabe fazer. A glória sempre deve ser dada a Jesus. Nisto está nossa glória.

Jesus conhece tudo sobre nós. Ele sabe quem somos e o que temos. Não ficaria bem nos omitirmos de compartilhar o que temos com os nossos irmãos. Pelo contrário, como cristãos devemos ter tudo em comum, não considerando unicamente nossa coisa alguma, mas compartilhar o que temos. Na vida cristã, comer, beber e tudo o mais, deve ser feito para a glória de Deus. O que nos move para isso é o amor, ele nos possibilita sofrer pelas pessoas, acreditar nelas, esperar sempre o melhor e suportar o que tiver de suportar. Essa é a natureza das relações cristãs.

Quando reunidos como igreja, que tudo seja feito para a edificação de todos, porque tudo o que fazemos deve ser feito com amor. Que sejamos capazes de enfrentar provas e sermos obedientes em tudo. Como tenho dito, tudo está interligado. Portanto, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus, que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos. Então, cresçamos em tudo na pessoa de Cristo, seja se sujeitando em tudo ao marido, ou obedecendo e honrando os pais em tudo para contarmos com a bênção de Deus. A obediência em tudo sempre resulta em bênçãos.

Façamos tudo sem queixas nem discussões, pois, se Cristo nos é mais importante que tudo o que já conquistamos, não andemos ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentemos nossos pedidos a Deus. O que também nos ajudará a viver sem ansiedade é pensar em tudo que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, e em tudo o mais que for excelente e digno de louvor. Não nos deixemos abater por nada, pois podemos tudo em Cristo que nos fortalece. Com ele podemos fazer morrer tudo o que pertence à nossa natureza terrena, procurando fazer tudo para Deus e não para os homens.

Tudo o que Deus criou é bom para nós, como para tudo é proveitosa a piedade. Saber associar o mundo material com o espiritual é da maior importância, uma vez que tudo está descoberto e exposto diante de Deus, a quem temos de prestar contas. Por isso, não é demais dizer que devemos viver de maneira honrosa em tudo, pois se Deus é santo, sejamos também santos em tudo.

Referências bíblicas: Mt 13.44-46; 14.17; 19.27-30; 28.20; Mc 9.23; 12.44; Lc 5.11, 28; 14.33; 17.10; Jo 4.29; At 2.44; 4.32; 1 Co 10.31; 13.7; 14.26; 16.14; 2 Co 2.9; 7.1; Ef 3.20; 4.15; 5.24; 6.1-3; Fp 2.14; 3.8; 4.6, 8, 13; Cl 3.5, 20, 23; 1 Tm 4.4, 8; Hb 4.13; 13.18; 1 Pe 1.15

Deixe o seu comentário