Paginas

Preparem o caminho para o Senhor

1 “Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. 2 Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. 3 Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele. 4 As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre. 5 A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão. 6 Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. 7 Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? 8 Dêem fruto que mostre o arrependimento! 9 Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: Abraão é nosso pai. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. 10 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo. 11 Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga” (Mt 3.1-12).

Nos tempos antigos como em nossos dias, quando uma autoridade viajava para algum lugar, era precedida por uma comitiva que preparava o caminho para sua passagem. O terreno era aplanado para facilitar a passagem do rei.

O profeta João Batista usou essa prática para falar ao povo sobre a chegada de Jesus. Mas a estrada a que ele se referia era a do coração, da vida moral. Por isso que ele falou: “façam veredas retas para ele”.

Hoje também precisamos preparar o caminho para o Senhor. Ele voltará segunda vez, e a Bíblia diz que “sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Deus que fazer muitas coisas em nossas vidas, e precisamos considerar algumas verdades que nos prepararam para experimentarmos o que ele quer nos entregar.

1. Precisamos nos arrepender (v.2). O arrependimento é uma ordem, não um convite. A maioria das vezes que a Bíblia fala em arrependimento, ela se dirige ao povo de Deus. Arrependimento é uma mudança de pensamento sobre algo errado que devemos abandonar, para ficar com a maneira que Deus considera aquele assunto. Devemos nos arrepender de tudo o que contraria a vontade de Deus em nossa vida. O Reino está próximo, mas o arrependimento é uma condição indispensável para podermos nele entrar com confiança.

2. Devemos ter coragem para sermos diferentes (v.4). João Batista usava roupas feitas de pêlos de camelo e um cinto de couro na cintura (que sempre imagino ser bem destacado), e comia gafanhotos e mel silvestre. Ele era diferente em seu visual, em seu estilo de vida, e em sua mensagem. Ele morreu porque condenou o pecado do rei Herodes, que possuia a mulher de seu irmão (Mt 14.1-12). Além de nos arrependermos de nossos pecados, precisamos ter coragem para sermos diferentes deste mundo alienado de Deus. Caso contrário, não experimentaremos a vontade de Deus para as nossas vidas (Rm 12.1-2).

3. Devemos dar fruto que mostre o arrependimento (v.8). Não basta concordar que precisamos mudar, precisamos mostrar o resultado disso. Muitos fariseus e saduceus vinham ouvir João, mas eles não queriam mudar de vida. Por isso João os chama de raça de víboras. Eles pensavam que estavam livres do juízo de Deus porque eram judeus, mas estavam enganados. A menos que nos arrependamos, sejamos diferentes do mundo afastado de Deus e mostremos na prática o fruto de nosso arrependimento, não estamos preparando o caminho para o Senhor.

4. Podemos contar com o Espírito Santo (v.11). João batizava com água para arrependimento, mas Jesus estava chegando para batizar com o Espírito Santo e com fogo. Podemos mudar de vida porque o Espírito de Deus faz isso em nós. Ele nos regenera e nos torna nova criação (2 Co 5.17). O Espírito Santo já veio para ficar para sempre conosco. Ele gera dentro de nós uma vida abundante comparada a rios de água viva (Jo 14.15-17; 7.37-39). Deus pode fazer coisas inimagináveis em nossas vidas. O poder para isso já atua em nós (Ef 3.20).

Conclusão: Como na primeira vinda, também hoje precisamos nos preparar para a sua segunda vinda. E o arrependimento, uma vida diferente, fruto de vida cristã e uma vida cheia do Espírito Santo, são ingredientes indispensáveis para entrar na festa do Cordeiro de Deus. Vamos nos preparar preparando o caminho do Senhor.

Deixe o seu comentário