Paginas

O perfil da pessoa que faz diferença para Jesus

27. Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe: Siga-me. 28. Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu. 29. Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas. 30. Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: Por que vocês comem e bebem com publicanos e pecadores? 31. Jesus lhes respondeu: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 32. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Lc 5.27-32).

No mundo comercial as qualificações são cada vez mais requeridas de seus profissionais. Para vir a Jesus nenhuma qualidade é exigida, apenas que se creia nele. Ele disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30). Porém, uma vez convertido é esperado mudança de vida. Quando a Bíblia fala das qualidades de uma pessoa que faz diferença na igreja, ela relaciona virtudes cristãs em nós (1 Tm 3.1-16).

O chamado de Levi para seguir Jesus nos oferece alguns valores que uma pessoa deve ter para fazer diferença para Jesus. Vejamos:

1. A pessoa que faz diferença para Jesus é ocupada (v.27). É verdade que Jesus também convoca os desocupados para o seu campo de trabalho (Mt 20.1-7). Mas ele sempre chamou os ocupados. Quando ele chamou Moisés ele cuidava das ovelhas de seu sogro; Eliseu estava arando o campo; Amós cuidava de gado e era lavrador; Pedro era pescador; e assim por diante. Se você está muito ocupado para não servir a Deus, está ocupado demais com o que não é de Deus. Levi estava sentado na coletoria quando foi chamado para seguir Jesus. Ele atendeu ao chamado.

2. A pessoa que faz diferença para Jesus prioriza seu chamado (v.28). “Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu”. A obediência foi imediata. Seguir Jesus deve ser um estilo de vida que suplanta os demais interesses em nossa vida. Tudo o mais deve ficar em segundo plano. Levi não cumpriu “aviso prévio”; ele simplesmente largou tudo e foi com Jesus. O grande problema hoje é que ficamos analisando se dá para atender o chamado de Jesus. Desde que não contrarie nossos interesses, atendemos. Caso contrário, rejeitamos seu chamado e seguimos em nossos caminhos. Não é assim.

3. A pessoa que faz diferença para Jesus abre sua casa para o povo (v.29). Um dos valores da igreja é o relacionamento de uns com os outros e com o povo em geral. Levi ofereceu um grande banquete a Jesus e muitos convidados compareceram; certamente amigos de Levi. Para fazer diferença para Jesus, devemos ser pessoas de portas abertas. Uma pesquisa constatou que os crentes perdem todos os amigos que tinham em dois anos depois que estão na igreja. Essa idéia de não ter contato com descrentes não é bíblica. Jesus era amigo de pecadores.

4. A pessoa que faz diferença para Jesus quebra paradigmas (v.30). Os fariseus e os mestres da lei se incomodaram ao verem Jesus e seus discípulos comerem e beberem com pessoas de má fama. O que eles não sabiam é que Jesus veio para mudar o sistema antigo até então praticado. No Antigo Testamento a santidade do povo de Israel era vista pela separação das outras nações. Mas no Novo Testamento é bem diferente. Jesus veio para viver no meio do povo. Ele nos ensina que precisamos ser sal da terra e luz do mundo. Isso requer contato com os de fora.

5. A pessoa que faz diferença para Jesus tem uma missão (vs.31-32). Jesus deixou claro que nossa missão é ir ao encontro dos doentes e dos pecadores. É propósito de Deus para sua igreja a evangelização. Se perdermos o senso de missão que nos foi dado, perdemos a razão de sermos igreja evangélica, pois a igreja que não é evangelística, logo deixará de ser evangélica. Saiamos de dentro das quatro paredes, deixemos nossos programas feitos para nós mesmos e com sabedoria busquemos aqueles que vivem nas trevas do pecado (Pv 11.30). Essa é a diferença.

Conclusão. Nunca se ocupe tanto que não possa atender ao chamado de Jesus. Nada e ninguém pode tomar a primazia dele em nossa vida. Abra sua casa para que ela seja uma agência missionária. Não tenha medo das pessoas; faça amizade com quem não é evangélico. É assim que se ganha almas. Uma das causas da cegueira da igreja em nossos dias é o excesso de luz. Só sabemos nos relacionar entre nós. Saiamos para brilhar nas trevas e salgar onde pode acontecer a putrefação. Faça diferença hoje.

Deixe o seu comentário