Paginas

Tente outra vez

Às vezes o desânimo bate mesmo, parece que tudo está perdido. Mas isso não é verdade, pois Deus continua no trono e a vida não acabou. Nem todos os recursos se esgotaram e você ainda pode reagir para superar os obstáculos. Se você parar é pior. Nunca esqueça que você só perde quando desiste, mas não deve desistir, pois um vencedor nunca desiste e você quer ser vencedor. Você pode tentar mais uma vez sair dessa situação difícil que se encontra. Sem lutas não há vitórias, então lute no que lhe cabe fazer sem tentar ser um pequeno deus querendo controlar as pessoas e as circunstâncias. Ninguém é capaz de controlar tudo, somente Deus pode fazer isso. Então, tente outra vez, mas sem esquecer que o controle do universo está em outras mãos, não as suas nem as minhas. Erga a cabeça, olhe para a frente e entre em ação. Você vencerá.

Mas, apresso-me em dizer que Deus trabalha em nossas vidas num processo. No tempo do profeta Jeremias o povo de Deus estava prestes a ir para o cativeiro como juízo de Deus. O profeta chorava muito por essa situação, já não sabendo o que fazer pelo seu povo. Deus manda que ele fosse à casa do oleiro, ali ele ouviria sua mensagem. Ele foi e viu o trabalho do oleiro (Jr 18.1-3). Como um oleiro, Deus está moldando nossa vida para sermos um vaso conforme sua perfeita vontade. Jeremias observou que o barro se estragou nas mãos do oleiro, mas ele o refez, fazendo um vaso como ele mesmo queria. Nossos pecados, que se manifestam de forma grosseira e pública, ou de forma sutil e oculta, impedem que o vaso seja modelado no ideal divino. Mas estamos nas mãos de Deus como o barro, e se deixarmos ele pode nos refazer (v. 4).

Aqui está a mensagem de esperança. É possível recomeçar, é possível tentar outra vez. O oleiro não jogou o barro estragado fora, ele o refez e criou um novo vaso. Deus refez a vida de Jacó, de Pedro e de tantos outros nos tempos bíblicos. Hoje ele tem moldado a vida de todos que se deixam trabalhar pelas mãos perfeitas do oleiro celestial. Mas é válido lembrar que o oleiro usa o fogo para manter o formato do vaso. Além disso, o fogo elimina elementos indesejáveis. À medida que o fogo aumenta sua temperatura, o vaso fica mais consistente e belo. O modelo que Deus tem para nós é sermos parecidos com Jesus (Rm 8.29). O fogo do oleiro não faz mal ao vaso, apenas lhe purifica e fortalece para que tenha longa durabilidade. Deus está nos moldando. Creia mais uma vez. Tente outra vez. Deus sabe o que faz, deixemos que ele nos modele para algo novo (Jó 23.10).

Deixe o seu comentário