Paginas

Pátria amada, idolatrada e questionada

O Brasil é o quinto país mais desigual do mundo. Os quatro primeiros são Namíbia, Lesoto, República Centro-Africana e Paraguai.

Os pobres brasileiros têm renda mais baixa que a dos pobres do Vietnã, apesar de este país ter uma renda média inferior à brasileira.

De acordo com o recente relatório (novembro de 2005) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), se os negros brasileiros formassem um país, ele ocuparia a 105º posição no ranking que mede o desenvolvimento social no mundo, enquanto o Brasil “branco” seria o 44º.

Os 10% mais ricos do Brasil faturam 68 vezes mais que os 10% mais pobres. A transferência de 5% da renda dos mais ricos para os mais pobres poderia tirar da miséria 25 milhões de pessoas (15% da população).

Embora o número de pessoas famintas no Brasil esteja diminuindo, ainda há 15,6 milhões delas no país (eram 16,5 na metade da década de 90 e 18,5 no início da mesma década).

São Paulo é a única cidade do mundo que tem duas lojas Montblanc. O Brasil é o segundo mercado de helicópteros e o único país do mundo onde a Cartier vende a prazo. A marca italiana Diesel escolheu São Paulo para abrir seu segundo hotel, depois de Miami.

A cada safra, o Brasil perde 10 milhões de toneladas de grãos (13% do que é produzido) antes e depois da colheita, principalmente durante o transporte.

Fonte: Revista Ultimato.

Deixe o seu comentário