Paginas

O Conhecimento de Deus

Será que realmente podemos conhecer a Deus? Quanto de Deus podemos conhecer?

A. NECESSITAMOS QUE DEUS SE REVELE A NÓS

Para conhecermos a Deus, é necessário que ele se revele a nós. Só podemos conhecer de Deus o que ele revelar a nós (Rm 1.19). Jesus mesmo disse que ninguém conhece a Deus a não ser aqueles a quem ele o quiser revelar (Mt 11.27). Esse conhecimento vai além de nossa própria sabedoria (Jo 1.18; 1 Co 1.21; 2.14; 2 Co 4.3-4).

B. JAMAIS PODEREMOS COMPREENDER PLENAMENTE A DEUS

Como Deus é infinito, e nós, finitos, jamais poderemos compreender plenamente a Deus. Na verdade podemos compreender a Deus, mas não completamente, porque a “sua grandeza não tem limites; é impossível medir o seu entendimento” (Sl 145.3; 147.5). O conhecimento de Deus está além do nosso alcance; é tão elevado que não o podemos atingir (Sl 139.6).

Somente o Espírito Santo conhece as coisas mais profundas de Deus, e apenas ele pode nos fazer entender as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente (1 Co 2.10-12). Deus deve ser louvado pela profundidade de sua rica sabedoria e conhecimento. O que ele faz é insondável e incompreensível (Rm 11.33; Is 55.9).

É claro que podemos conhecer algo do amor, do poder e da sabedoria de Deus; mas não tudo. Isso significa que nunca conheceremos “demais” sobre Deus. Jamais faltarão coisas para conhecermos dele, mesmo na eternidade. Isso é motivador, pois devemos crescer sempre no conhecimento de Deus (Cl 1.10).

C. PODEMOS CONHECER A DEUS DE MODO VERDADEIRO

Mesmo que não conheçamos tudo de Deus, tudo o que conhecemos dele na Bíblia é verdadeiro. É verdade dizer que Deus é espírito, é justo, é luz, e é amor (Jo 4.24; Rm 3.26; 1 Jo 1.5; 4.8). Não sabemos tudo sobre esses e outros atributos de Deus, mas o que podemos conhecer dele através da Bíblia, é a expressão da verdade.

Ainda mais interessante é que podemos conhecer o próprio Deus e não apenas sobre ele ou sobre seus feitos poderosos. Esse é o propósito maior para o estudo da teologia; não apenas ter informações sobre Deus, mas cultivar um vivo relacionamento com ele. O conhecimento de Deus deve ser nossa prioridade (Jr 9.23-24). A vida eterna é conhecer a Deus (Jo 17.3). Todos devem conhecer a Deus (Hb 8.11). Jesus veio para nos fazer conhecer Deus (1 Jo 5.20; Gl 4.9; Fp 3.10; 1 Jo 2.3, 13; 4.8).

Nosso privilégio não se limita em conhecermos fatos sobre Deus, mas em conhecê-lo de fato, pois ele habita em nós (Jo 14.23). Esse relacionamento pessoal com Deus é o bem maior da vida cristã.

Deixe o seu comentário