Paginas

Ruth Bell Graham morre aos 87 anos

MONTREAT, Carolina do Norte, EUA — Ruth Bell Graham, esposa do evangelista Billy Graham, faleceu ontem, 14 de junho, às 17:05. Estava em companhia do esposo e dos cinco filhos em sua casa em Montreat, Carolina do Norte. Estava com 87 anos.

“Ruth foi a companheira da minha vida. Fomos chamados juntos por Deus para o ministério”, declarou Billy Graham em nota, logo após a morte dela. “Ninguém mais teria suportado o fardo que ela carregou. Ela era parte indissociável e fundamental do nosso ministério, e meu trabalho durante todos esses anos teria sido impossível sem seu encorajamento e apoio”.

“Sou muito grato ao Senhor por ter me dado Ruth, e especialmente por esses últimos anos em que moramos na casa das montanhas”, acrescentou Billy. “Ali reavivamos a chama do romance da nossa juventude, e meu amor por ela se aprofundou a cada dia. Vou sentir uma imensa saudade dela. Esperarei ainda mais ansiosamente pelo dia em que poderei reencontrá-la no céu”.

Ruth sofria de osteoartrite degenerativa nas costas e no pescoço, e já estava acamada havia várias semanas. Conforme o relato do porta-voz da família Graham, A. Larry Ross, à Imprensa Batista, há duas semanas Ruth teve um diagnóstico de pneumonia e aparentemente estava se recuperando. Mas na manhã de 13 de junho ela entrou em coma.

Naquele dia, durante o encontro anual da Convenção Batista do Sul, realizada em San Antonio, Frank Page, presidente da Convenção, conduziu com os pregadores um momento de intercessão por Ruth, a quem chamou de “uma amada serva de Deus”.

Larry Ross disse que no domingo, 10 de junho, Ruth estava consciente durante a comemoração de seu 87º aniversário. Os amigos e familiares presentes lhe trouxeram palavras de encorajamento.Em nota, no dia 13 de junho, Billy Graham expôs o modo como ele e Ruth desejavam que o funeral de ambos fosse conduzido.

“No início da primavera deste ano, depois de muito orarmos e conversarmos, Ruth e eu tomamos a decisão de sermos sepultados lado a lado, na Biblioteca Billy Graham, em Charlotte, minha cidade natal, na Carolina do Norte”, disse Billy Graham. “Guardamos esta decisão só para nós, e só decidi manifestá-la em público agora porque Ruth está prestes a se mudar para seu lar celestial”.

Chamando Ruth de sua “alma-gêmea” e “melhor amiga”, Billy disse não ser capaz de imaginar viver um só dia sem ela ao seu lado.

“Hoje eu a amo mais intensamente do que quando nos encontramos pela primeira vez, há mais de 65 anos, quando estudávamos na Faculdade Wheaton”, disse ele.

O evangelista mundialmente conhecido disse que ele e Ruth são muito gratos pelas orações e mensagens de incentivo que têm recebido.

“Nossa família inteira tem ficado aqui em casa nesses últimos dias, e como é importante tê-los ao nosso lado neste momento!”, disse Billy Graham em seu pronunciamento. “Amamos muito a cada um deles e somos gratos a Deus por suas vidas”.

Billy Graham, hoje com 88 anos, sofre de hidrocefalia, câncer de próstata, mal de Parkinson e degeneração macular senil. A Biblioteca Billy Graham foi inaugurada em sua homenagem em 31 de maio, numa cerimônia em que estiveram presentes três ex-presidentes americanos, e foi aberta ao público em 5 de junho.

Billy e Ruth Graham casaram-se em 1943. Hoje, além dos cinco filhos, têm 19 netos e vários bisnetos. Os preparativos para o funeral familiar estão sendo feitos.

Compilado por Erin Roach Traduzido por F. R. Castelo Branco 15/06/07

Clique aqui.

Deixe o seu comentário