Paginas

Aprendendo a controlar os gastos

Os gastos atrapalham o progresso financeiro das pessoas e famílias. Parece que somos “movidos a gastos”. Uma das palavras mais usadas em nossas famílias é “comprar”. Os gastos preocupam a muitas pessoas, e é preciso aprender a lidar bem com eles.

1. Coloque os gastos em seu devido lugar. Uma sugestão é dividir o orçamento em cinco partes distintas: Renda, Doações, Economias, Dívidas e Gastos. Isso pode não parecer muito acadêmico, mas é prático. Doação deve vir antes de gastar, caso contrário, fica mais difícil doar e investir. Siga a seguinte ordem: 1) Renda, 2) Doações, 3) Economias, 4) Dívidas, e 5) Gastos.

2. Limite seus gastos. Somos bombardeados diariamente com propagandas cativantes que nos chamam para comprar. A melhor maneira de resistir a isso é ter um orçamento equilibrado. Cuidado com os itens: supermercado, vestuário e ‘diversos’. Faça um acompanhamento semanal para não deixar ‘estourar’ o orçamento.

3. Cuidado com o parcelamento de compras. Quanto mais prestações alguém tem, mais pobre fica. Gosto muito da expressão: “O dinheiro não é de quem ganha, é de quem não gasta”. A opção de comprar à vista com desconto deve sempre ser a prioridade. Sem o desconto, parcele a compra sem juros e invista o valor das parcelas em algo que renda para você.

4. Passo a passo. Tão logo receba o pagamento, separe as doações e economias. Liste os gastos e estabeleça os limites para cada item (moradia, supermercado, vestuário, diversos, etc.). Acompanhe diária ou semanalmente para não estourar o limite orçado. Ao final do mês, comemore as metas alcançadas. Sucesso!

Veja o site: Finanças para a vida.

Deixe o seu comentário